ANÁLISE DE ERROS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Aline Mauricio Barbosa UFRRJ
  • Marcos Vinícius Silva da Costa

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.251-275

Palavras-chave:

Análise de Erros. , Resolução de Problemas. , Sólidos Geométricos. , Ensino Médio.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os principais tipos de erros, cometidos por estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede pública, na resolução de problemas envolvendo áreas de superfícies e volumes de sólidos geométricos. Esses alunos responderam a um questionário diagnóstico, contendo problemas sobre essa temática. Depois eles participaram de atividades com materiais manipuláveis, realizando planificações, montagem de sólidos geométricos e estudando aspectos conceituais. Após isso, eles resolveram novos problemas sobre os conteúdos mencionados e escreveram comentários sobre as atividades realizadas. Para avaliar as respostas desses alunos, usou-se a metodologia de análise de erros segundo Cury (2019). Houve vários equívocos na interpretação de enunciados, confusões conceituais, erros aritméticos, além de várias respostas em branco ou sem fundamento. A análise de erros cometidos pelos alunos se constitui numa importante aliada para o docente repensar a sua prática e para gerar novas oportunidades de ensino-aprendizagem.

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

Barbosa, A. M., & Silva da Costa, M. V. (2023). ANÁLISE DE ERROS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 251–275. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.251-275

Edição

Seção

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática