RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA ATUANTES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.182-206Palavras-chave:
Educação Matemática. , Resolução de Problemas. , Grupos de Pesquisa. , Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.Resumo
Neste artigo, objetivamos analisar/descrever como estão constituídos os grupos de pesquisa em Resolução de Problemas atuantes no Brasil, evidenciando seus líderes, tempo de fundação, regiões geográficas, unidades da federação, Instituições de Ensino Superior, áreas predominantes, linhas de investigação e setores de aplicação. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica de Resolução de Problemas na Educação Matemática e à pesquisa descritiva survey com abordagem quanti-qualitativa. O banco de dados consultado foi o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, na data de 22 de agosto de 2022, sob o comando de busca “Resolução de Problemas”. Dos 44 grupos resultantes, validamos um total de 24 na região de inquérito da Educação Matemática. Os resultados principais apontaram um acumulado de 44 líderes, predomínio de grupos com liderança coletiva (20 grupos) e média de fundação de 8,6 anos, tendo o mais longevo 30 anos de atuação e grande parte possuindo entre 2 e 5 anos (11 grupos), surgindo, principalmente, em 2019 (4 grupos). Os grupos estão alocados em 22 instituições, concentrados nas regiões Sudeste e Nordeste, com 10 e 6 grupos, respectivamente, e apresentam vínculo predominante na área das Ciências Humanas/Educação. Sobre as linhas de pesquisa, os grupos possuem uma, duas e/ou até três temáticas no cerne da Resolução de Problemas e atuam, sobretudo, na Educação Básica. Argumentamos pela necessidade desse coletivo de pesquisadores formarem redes de pesquisa no trato de consolidar a temática e vislumbrar a fundação de um Grupo de Trabalho no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.
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