CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO E OS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS REALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.361-385Palavras-chave:
Cenários para investigação, Ensino de Matemática, Livro didáticoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Estado do Conhecimento sobre pesquisas que possuem, como objeto de estudo, a relação entre os cenários para investigação de Ole Skovsmose e os livros e/ou materiais didáticos. O recorte temporal para averiguação deu-se entre 2010 e 2022. As buscas foram realizadas no catálogo de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); em revistas nacionais, em formato on-line, com foco em ensino e pesquisa, que possuem estratos Qualis Capes A1, A2 e B1, somando 112 revistas analisadas; e nos anais do X, XI, XII e XIII Encontro Nacional da Educação Matemática (ENEM). Na busca inicial de pesquisas que exploraram a teoria de Ole Skovsmose, identificamos 234 trabalhos, destes, 20 se relacionam com livros didáticos e/ou materiais didáticos. Após análise, observou-se que os resultados demonstram grande concentração no tema Educação Financeira e que as pesquisas foram preponderantes ao Ensino Fundamental. Ainda assim, as pesquisas indicam que os livros didáticos podem favorecer os cenários para investigação em diversas temáticas e etapas de ensino, mas que ainda existem lacunas quanto ao suporte para o professor que pretende avançar aos ambientes investigativos.
Downloads
Referências
ABREU, G. O. C. de. A prática de modelagem matemática como um cenário de investigação na formação continuada de professores de matemática. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
ALMEIDA, K. F.; SOUZA, R. B. Educação Matemática Crítica e materiais apostilados: perspectivas e concepções de ensino de fração. Revista Paranaense de Educação Matemática. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.306-325, jul.-dez. 2017.
ALRØ, H. SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010.
BARBOSA, O. L.; CUNHA, P. G. M. Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Revista Pet Economia Ufes. Vol. 1, p. 33-36, julho, 2020.
BENNEMANN, M; ALLEVATO, N. S. G. Educação matemática crítica. Rev. Prod. Disc. Educ. Matem., São Paulo, v.1, n.1, pp. 103-112, 2012
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm > Acesso em: 25 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 23 mar .2022.
CAMPOS, A. B.; JUNIOR, M. A. K. Contribuições da educação financeira crítica para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores. Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1981_720_ID.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.
CARVALHO, J. B. P. Políticas Públicas e o Livro Didático de Matemática. Bolema, Rio Claro – SP, v. 21, n. 29, p. 1-11, 2008. Disponível em: < https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1714> Acesso em: 25 fev. 2022.
CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, J. B. P. (Coord.) Matemática: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-30. (Coleção Explorando o Ensino, v. 17) Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7842-2011-matematica-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: 25 fev. 2022.
FAUSTINO, A. C; SILVA, G. H. G.; MOURA, A. Q. Apresentação. Revista Paranaense de Educação Matemática. RPEM, Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, jul.-dez. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63° ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2020.
LUNA. L. C. O uso da calculadora em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental: análise à luz da educação matemática crítica. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
MADALENA S. P.; ABRAHÃO, A. M. C; ARANTES, S. A. C.; SILVA, L. A. Uma visão crítica de problemas do campo conceitual aditivo presentes em livros didáticos disponibilizados na internet. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil,
v.11, n.25, p.459-483, maio-ago. 2022. Disponível em: < https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5153 > Acesso em: 08 out 2022.
MENDONÇA, J. M. Educação financeira escolar na educação infantil: análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
MESQUITA, F. N. A.; CARVALHO, J. C.; GUERRA, R. B. Articulação de conteúdos no livro didático e a Educação Matemática Crítica. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador – BA, 2010. Disponível em: < https://atelierdigitas.net/CDS/ENEM10/artigos/CC/T16_CC1562.pdf > Acesso em: 23 mar. 2022.
MILANI, R. Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica. Revista do programa de pós-graduação em educação matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). v. 13, n. 31, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9863/7365> Acesso em: 23 mar. 2022.
MUNAKATA, K. Livros didáticos e formação de professor são incompatíveis? Brasília-DF: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores, out., vol. 1, n. 6. MEC/SEF, 2001, p. 89-94. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf >. Acesso em: 25 fev. 2022.
OLIVEIRA, A. A.; SANTOS, L. T. B.; PESSOA, C. A. S. Do Exercício Aos Cenários Para Investigação: a aplicação de atividades de educação financeira por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de Recife – PE. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão -PR, v. 06, n. 12, p. 158-186, jul.-dez. 2017. Disponível em: < https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6081 > Acesso em: 08 out 2022.
QUEIROZ, M. R. P. P. P.; BARBOSA, J. C. Características da Matemática Financeira Expressa em Livros Didáticos: conexões entre a sala de aula e outras práticas que compõem a Matemática Financeira disciplinar. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 1280 - 1299, dez. 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/1980-4415-bolema-30-56-1280.pdf > Acesso em: 23 mar. 2022.
SANTANA, L. R. C. N. Educação financeira: um olhar para o manual do professor que ensina matemática de duas coleções do ensino fundamental – um estudo de caso.
f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2021.
SANTOS. L. T. B. Educação financeira em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SANTOS, L. T. B.; PESSOA, C. A. S. Atividades de Educação Financeira a partir da perspectiva dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n.2, pp. 130-151, 2019. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39367 > Acesso em: 08 out. 2022.
SILVA. A. D. P. Atividades de educação financeira em livro didático de matemática: como professores colocam em prática? Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
SILVA, A. P. P. N.; SOUZA, R.T.; VASCONCELLOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 43, n. 3, e 37452, set 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 out.2022.
SILVA, F. G.; PESSOA, C. A. S.; SANTOS, L. T. B. Educação Financeira: um estudo dos livros dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 13, n. 33, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/247275 > Acesso em: 08 out 2022.
SILVA, I. T. Programa de educação financeira nas escolas de ensino médio: uma análise dos materiais propostos e sua relação com a matemática. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SILVA, I. T; SELVA, A. C. V. Programa de educação financeira nas escolas - ensino médio: uma análise dos materiais na perspectiva da educação matemática crítica. RPEM, Campo Mourão - PR, v.6, n.12, p.350-370, jul.-dez. 2017.
SILVA, I. T; SELVA, A. C. V. Programa De Educação Financeira Nas Escolas – Ensino Médio: uma análise das orientações contidas nos livros do professor e suas relações com a matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 140-157, 2018.
SILVA, M. M. F. Educação financeira na educação de jovens e adultos: o livro didático, as concepções de professores e o planejamento de suas práticas. 232 f.: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
SILVA, M. M. F.; SELVA, A. C. V. Educação Financeira: uma análise das atividades propostas no livro didático de matemática do ensino médio da educação de jovens e adultos. Revista Paranaense de Educação Matemática. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.20, p.236-260, nov.-dez. 2020.
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Tradução: Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, Rio Claro – SP, v. 13, n. 14, 2000. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635/7022> Acesso em: 04 jun 2020.
SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas - SP: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas - SP: Papirus, 2014.
VIEIRA, G. S.; SILVA, F. G.; PESSOA, C. A. S. ENEF: um estudo dos livros de educação financeira dos anos finais do ensino fundamental. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 1, 2021. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/247275 > Acesso em: 08 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.