A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA PARAÍBA: UM OLHAR PARA AS DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM A MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.243-267Palavras-chave:
Licenciatura em Matemática, Matrizes Curriculares, Matemática para o Ensino BásicoResumo
Este trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizando a análise de documentos. Objetivamos, através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), investigar de que forma as disciplinas que contemplam os conteúdos de Matemática da educação básica se fazem presentes nos cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições Públicas de Ensino Superior da Paraíba, a partir de quatro elementos: objetivos, metodologia, bibliografia e carga-horária. Sondamos as matrizes curriculares de quatro (4) Instituições e doze (12) Campi. As matrizes foram analisadas de acordo com as disciplinas que continham em sua ementa conteúdos referentes à educação básica de Matemática. Foi elaborada uma categorização das temáticas das disciplinas e a partir desse instrumento, procedemos a análise dos dados obtidos. Os resultados mostraram distinções e carência nos conteúdos voltados para a capacitação matemática do docente, ou seja, foram constatadas diferenças consideráveis, principalmente no que se refere à carga horária e os componentes curriculares na formação inicial de professores de Matemática na Paraíba.
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática. Matrizes Curriculares. Matemática para o Ensino Básico.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2019 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 2019.
BRASIL.MEC.CNE. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002a, Seção 1, p. 15.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, nº 2, p. 177-229, 1990.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique – Du savoir savant au savoir enseigné, La Pensée sauvage. Grenoble, deuxième édition augmentée, 1991.
CURI, E.; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 151-189, 2008.
FIORENTINI, D. et al. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 36, dez. 2002.
FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 18, 2005.
FIORENTINI, D. e OLIVEIRA, A. T. de C. C. de. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.
GATTI, B. A Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010.
GIL. A. C. Metodologia do Ensino Superior. Grupo GEN, 2020. 9788597023954. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597023954/. Acesso em: 17 nov. 2021.
GRILO, J. de S. P.; BARBOSA, J. C.; LUNA, A. V. de A. Repercussões de disciplinas específicas na ação do professor de matemática da educação básica. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 4-24, 2015.
KLEIN, F. Elementary Mathematics from an Advanced Standpoint: Vol. I. Arithmetic, Algebra. Analysis, NY, USA, Dover Publ, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Cortez, 2017. E-book. 9788524925573. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524925573/. Acesso em: 22 ago. 2022.
LINS, R. C. A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 18, 2005.
LUDKE, M. Formação de docentes para o ensino fundamental e médio: as licenciaturas. CRUB, 1994.
MOREIRA, P. C. O Conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 195f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004
MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente na escolar. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.
MOREIRA, P. C.; FERREIRA, A. C. O lugar da matemática na licenciatura em matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 981-1005, 2013.
MOREIRA, P. C.; FERREIRA, A. C. A formação matemática do professor da Educação Básica: das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 14, n. 35, p. 1-30, 2021.
NACARATO, A. M. A formação do professor de Matemática: pesquisa x políticas públicas. Editora Unijuí. Ano 21. N° 75. 2006, p. 131-153
NASCIMENTO, D. T. do. Formação inicial docente: análise do curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal da Paraíba - Campus I a partir do Projeto Pedagógico do Curso. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
OLIVEIRA, V. C. A. de; LINARDI, P. R.; SANTOS, J. R.V. dos. Desconstruindo Tabus na Formação Matemática de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-25, 16 ago. 2021.
PAVANELLO, R. M. A pesquisa na formação de professores de Matemática para a escola básica. Educação matemática em Revista, São Paulo, n° 15. Ano 10. 2003, p. 8-13.
SANTOS, J. R. V. dos; LINS, R. C. Para uma outra formação matemática na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 14, 2014.
SANTOS, J. R. V. dos; LINS, R. C. Uma Discussão a Respeito da (s) Matemática (s) na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 18, p. 351-372, 2016.
SIMÕES, M. L. e NASCIMENTO, D. T. do. Uma análise da matriz curricular dos cursos de licenciatura em Matemática das IES federais do Brasil. Anais do Congresso Nacional de Educação – IV CONEDU, v. 1, 2017.
WATSON, A. School Mathematics as a special kind of mathematics. For the Learning of Mathematics. v. 28, n. 3, p. 3-7, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.