IMAGEM DA MATEMÁTICA E MULTIMODALIDADE EM VÍDEOS DO “FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.20-45

Palavras-chave:

Imagem Pública da Matemática, Vídeos, Multimodalidade, Festival de Vídeos Digitais

Resumo

Neste artigo discutimos uma pesquisa que investigou a Imagem Pública da Matemática (IPM) e a multimodalidade em vídeos produzidos por licenciandos em Matemática e que foram inscritos no “Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática”. O objetivo da pesquisa foi investigar aspectos da Imagem Pública da Matemática em vídeos do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A pergunta que norteou este estudo foi: “Que imagens da Matemática são construídas em vídeos do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática?”. Especificamente, este estudo consiste em uma investigação relacionada à Imagem Pública da Matemática (IPM), utilizando vídeos produzidos por licenciandos de uma mesma turma, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), os quais foram submetidos ao IV Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, utiliza-se do estudo de caso e os procedimentos adotados para as análises são fundamentados em uma adaptação de um modelo analítico composto pelos seguintes procedimentos (não lineares): observação, descrição, identificação de eventos críticos, transcrição, codificação, elaboração e episódio e composição da narrativa. As análises dos vídeos mostraram, em sua maioria, imagens alternativas acerca da Matemática e dos matemáticos, apoiados na multimodalidade, oferecendo meios para exploração de elementos criativos em relação aos temas trazidos nos vídeos, podendo levar o espectador a um melhor entendimento do conteúdo.

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Publicado

17-08-2023

Como Citar

Caceres Ianelli, A. C., & Silva, R. S. R. da . (2023). IMAGEM DA MATEMÁTICA E MULTIMODALIDADE EM VÍDEOS DO “FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 20–45. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.20-45

Edição

Seção

Artigos Científicos