UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE MATEMÁTICA

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Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de identificar aspectos das práticas de ensino de professores que lecionaram Matemática durante certo período da pandemia da COVID-19, particularmente os recursos e as dinâmicas utilizados no ensino remoto emergencial, bem como investigar as percepções desses professores sobre os aspectos positivos e negativos dessa utilização. Para isso, elaborou-se um questionário online que foi respondido por cem professores. A partir da análise qualitativa dos dados, inspirada na análise de conteúdo de Laurence Bardin, concluiu-se, dentre outros, que: os professores utilizaram diferentes estratégias para se aproximar dos alunos, mesmo que remotamente; o acesso às atividades e aulas não foi uniforme pelos alunos; metodologias próprias do ensino híbrido foram utilizadas e houve a percepção, por parte dos docentes, da necessidade de formação continuada referente a tecnologias digitais. Dessa forma, a maioria dos participantes reconheceu a importância do uso de recursos e dinâmicas do ensino remoto emergencial no retorno do ensino presencial.

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Publicado

06-06-2022

Como Citar

Silva, E. S. da, Caldato, J. C. ., Almeida, M. V. de, Baccar, M. H. M. M. ., & Moura, M. K. G. . (2022). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 244–266. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6705

Edição

Seção

Artigos Científicos