GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.16.48-81Resumo
A partir de uma pesquisa documental sobre como os conteúdos de geometria aparecem formalizados nos documentos da área e nas avaliações externas, no presente artigo buscamos analisar as concepções que os professores apresentam sobre o ensino desse conteúdo. Os sujeitos da pesquisa
são professores de matemática em serviço da rede pública de ensino do Estado do Paraná, Brasil. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados e interpretados a partir da Análise de Conteúdo por meio da qual foi possível identificarmos três categorias centrais sobre as concepções dos professores em relação ao ensino do Conteúdo Estruturante Geometrias no Ensino Fundamental. Nossos resultados apontam que os professores, via de regra, reconhecem a relevância desse conteúdo e
a necessidade de seguir as recomendações oficiais, mas é de uso comum entre eles adiar os temas sobre geometria para o final do ano, tornando muitas vezes impossível abordá-lo adequadamente por falta de tempo. Nossos resultados revelam ainda que os professores associam isso principalmente à “defasagem no processo de ensino e aprendizagem” associada à dificuldade de aprendizagem dos alunos e as “lacunas” deixadas na formação inicial dos professores.