SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA À LUZ DA CONCEPÇÃO FREIREANA

Autores

  • Jackelyne de Souza Medrado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Jaqueline Araújo Civardi Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.76-96

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar os saberes mobilizados por um professor de matemática, atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA),
considerando a seguinte problemática: quais são os saberes do professor de matemática constituídos em sua prática docente na EJA, tomando por base as concepções de Freire para a formação de um professor progressista? Essa questão nos remeteu a um estudo de caso, com um professor de matemática recém-formado, para o qual utilizamos observação, questionário, entrevista
semiestruturada e narrativa, além da análise documental. Para a análise, utilizamos a triangulação dos dados. Ela nos possibilitou identificar um movimento dialético entre os saberes e as ações do docente, que mostra como o professor é um sujeito condicionado e inacabado, categorias estas reveladas por suas práticas docentes, ora marcadas por fazeres tradicionais, ora marcadas por saberes docentes progressistas, refletidos em suas atitudes e identidade profissional.

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Publicado

24-11-2020

Como Citar

Medrado, J. de S., & Civardi, J. A. (2020). SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA À LUZ DA CONCEPÇÃO FREIREANA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 6(11), 76–96. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.76-96

Edição

Seção

Artigos Científicos