SABERES DOCENTES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EJA À LUZ DA CONCEPÇÃO FREIREANA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.76-96Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou investigar os saberes mobilizados por um professor de matemática, atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA),
considerando a seguinte problemática: quais são os saberes do professor de matemática constituídos em sua prática docente na EJA, tomando por base as concepções de Freire para a formação de um professor progressista? Essa questão nos remeteu a um estudo de caso, com um professor de matemática recém-formado, para o qual utilizamos observação, questionário, entrevista
semiestruturada e narrativa, além da análise documental. Para a análise, utilizamos a triangulação dos dados. Ela nos possibilitou identificar um movimento dialético entre os saberes e as ações do docente, que mostra como o professor é um sujeito condicionado e inacabado, categorias estas reveladas por suas práticas docentes, ora marcadas por fazeres tradicionais, ora marcadas por saberes docentes progressistas, refletidos em suas atitudes e identidade profissional.