QUANDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA INDEPENDE DO INTERESSE PELO TEMA

Autores

  • Ilaine da Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.199-214

Resumo

Neste artigo, o objetivo é problematizar a relação entre interesse pelo tema e o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem. Trato do interesse de alunos ao se organizarem em grupo para o desenvolvimento de um projeto de modelagem e as boas razões de uma das integrantes do grupo para se envolver na atividade. Os dados são oriundos de entrevistas e a análise é de natureza qualitativa. O contexto do estudo foi a disciplina Matemática A, os sujeitos são estudantes do curso de Gestão Pública da
Universidade Federal de Minas Gerais. Destaco a importância da problematização da relação entre interesse pelo tema da atividade de modelagem e o envolvimento dos alunos para termos maior clareza
sobre as práticas dos alunos nesse ambiente de aprendizagem. Foi possível compreender, a partir da análise, que o envolvimento pode não se relacionar ao tema da atividade, pois outras razões podem ser mais significativas para os alunos se envolverem no ambiente de modelagem. No caso analisado,
identifiquei que a obtenção de pontos para ser aprovada na disciplina Matemática A foi a boa razão que mobilizou a estudante se envolver no projeto de modelagem, que não significa a única boa razão, pois outras razões podem não ter sido explicitadas pela estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Campos, I. da S. (2020). QUANDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA INDEPENDE DO INTERESSE PELO TEMA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 4(6), 199–214. https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.199-214

Edição

Seção

Artigos Científicos