QUANDO O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA INDEPENDE DO INTERESSE PELO TEMA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2015.4.6.199-214Resumen
Neste artigo, o objetivo é problematizar a relação entre interesse pelo tema e o envolvimento dos alunos em atividades de modelagem. Trato do interesse de alunos ao se organizarem em grupo para o desenvolvimento de um projeto de modelagem e as boas razões de uma das integrantes do grupo para se envolver na atividade. Os dados são oriundos de entrevistas e a análise é de natureza qualitativa. O contexto do estudo foi a disciplina Matemática A, os sujeitos são estudantes do curso de Gestão Pública da
Universidade Federal de Minas Gerais. Destaco a importância da problematização da relação entre interesse pelo tema da atividade de modelagem e o envolvimento dos alunos para termos maior clareza
sobre as práticas dos alunos nesse ambiente de aprendizagem. Foi possível compreender, a partir da análise, que o envolvimento pode não se relacionar ao tema da atividade, pois outras razões podem ser mais significativas para os alunos se envolverem no ambiente de modelagem. No caso analisado,
identifiquei que a obtenção de pontos para ser aprovada na disciplina Matemática A foi a boa razão que mobilizou a estudante se envolver no projeto de modelagem, que não significa a única boa razão, pois outras razões podem não ter sido explicitadas pela estudante.