Por que a circunferência trigonométrica tem raio 1?
resolução de problemas trigonométricos à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e explicitar, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, os invariantes operatórios mobilizados por acadêmicos da Licenciatura em Matemática durante a resolução de problemas envolvendo Trigonometria, com base nas interações e discussões ocorridas ao longo da aplicação de uma sequência didática, com ênfase nos processos que culminaram na construção coletiva da solução proposta. A referida sequência foi aplicada em três aulas de 50 minutos, com acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. A análise das respostas dadas pelos acadêmicos às atividades propostas evidenciou que, nas situações envolvendo a Trigonometria no triângulo retângulo, os conceitos-em-ação e teoremas-em-ação mobilizados se mostraram válidos e contribuíram, de forma significativa, para a resolução das atividades. Por outro lado, diante de situações relativas à Trigonometria na circunferência, esses invariantes operatórios precisaram ser adaptados, reavaliados, recombinados e, em alguns casos, até descartados.
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