Una investigación sobre el conocimiento didáctico movilizado por docentes que enseñan ciencias y matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10364

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo investigar qué conocimientos movilizan los docentes que enseñan Ciencias/Matemáticas en sus prácticas pedagógicas en el aula. Para ello, realizamos una Investigación Exploratoria con docentes que imparten las asignaturas mencionadas, a partir de sus narrativas sobre cómo conducen los procesos de enseñanza y aprendizaje en sus aulas y las motivaciones que los llevaron a adoptar estos enfoques. A partir de las narrativas, fue posible identificar la movilización integradora de diferentes tipos de conocimientos, como el Conocimiento Disciplinario, el Conocimiento Curricular y el Conocimiento Experiencial (Gauthier et. al., 1998; Tardif, 2002), el Conocimiento de las Ciencias de la Educación (Gauthier et. al., 1998) y el Conocimiento Pedagógico del Contenido (Shulman, 1986). De esta manera, los resultados obtenidos refuerzan el carácter profesional de la actividad docente, evidenciado principalmente por la movilización de conocimientos propios de esta profesión, además de que también contribuye a romper el paradigma de que para ser un buen docente basta con dominar el contenido de la asignatura o nacer con predisposición a la profesión de docente.

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Biografía del autor/a

Renan Dias, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2022). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará. É Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) e da Universidade da Amazônia (UNAMA). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Matemática da UNAMA. Atualmente ocupa o cargo de Primeiro Secretário da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Pará (SBEM-PA) no triênio 2023-2026. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Ensino de Matemática (GEHEM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ivanessa Silveira, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFPA, Pedagoga, Especialista em Educação profissional Integrada a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, professora dos Anos Iniciais e EJA. Atua como professora-formadora no Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional de Belém, na Secretaria Municipal de Educação. Desenvolve pesquisas na área da formação de professores, EJA, Educação Inclusiva, Tecnologias Educacionais e Ensino de Ciências. Participou dos Grupos de Pesquisa (Trans)Formação e Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA.

Fábio da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA); Mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA) Especialização em Educação Matemática (UFPA); Especialização em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialização em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG); Especialização em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atuou na Educação Básica por quinze anos, destes seis destinados à Educação Especial com ênfase na educação de Surdos. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística, Educação e Literatura (LELIT) da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa (Trans)Formação da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI). Desenvolve pesquisa sobre Ensino de Língua; Discalculia do Desenvolvimento; Educação de Surdos e Formação de Professores da Educação Básica

João Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1992), mestrado em Matematica pela Universidade Federal do Pará(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, Revisor de periódico da Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico da REAMEC - Revista da Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Pensamento matemático avançado, Imagem conceitual, História da Matemática, Ensino de Álgebra

Citas

GATTI, B. A Formação do Professor da Educação Básica: um panorama das questões

fundamentais. Youtube, 19 de maio de 2019. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=NnZXyDT4PDM. Acesso em 14 de fevereiro de 2025.

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GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

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TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,

2002.

Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Dias, R., Silveira, I., da Silva, F., & Brandemberg, J. (2025). Una investigación sobre el conocimiento didáctico movilizado por docentes que enseñan ciencias y matemáticas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10364

Número

Sección

Artigos Científicos