A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS 4ºS E 5ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Késia Caroline Ramires Neves Universidade Estadual de Maringá
  • Leila Pessôa da Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.73-99

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada com um grupo de professores dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi o de investigar o que sabiam esses professores sobre a resolução de problemas como estratégia metodológica no processo de ensino da matemática e as possíveis consequências na aprendizagem dos alunos. Dentre as motivações para esta pesquisa destaca-se a avaliação da Prova Brasil, elaborada pelo INEP, cujo foco em matemática é na Resolução de Problemas. Os resultados obtidos evidenciam o fato de que esses professores investigados ensinam sobre como resolver problemas ou para resolver problemas, ao invés de ensinar por meio da Resolução de Problemas, com implicações na avaliação da Prova Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Neves, K. C. R., Costa, L. P. da, & Kato, L. A. (2020). A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS 4ºS E 5ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 73–99. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.73-99

Edição

Seção

Artigos Científicos