MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM RESOLUÇÕES DE TAREFAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Daniele Peres da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.139-156

Resumo

Este artigo apresenta um estudo a respeito da manifestação do pensamento algébrico elementar realizado em uma escola pública municipal de Apucarana - PR. Para tanto, assumimos a Early Algebra como área de pesquisa e tivemos como objetivo identificar, analisar e discutir características do pensamento
algébrico elementar nas produções escritas de oito tarefas da Early Algebra aplicadas a estudantes do 5° Ano do Ensino Fundamental I. Concluímos, a partir das respostas, indagações e afirmações dos estudantes durante a aplicação das tarefas, que houve manifestação de pensamento algébrico elementar, pois os estudantes notaram e ousaram exprimir operações aritméticas das tarefas, bem como, expuseram seus pensamentos, mostrando que, mesmo não tendo habilidades com uma linguagem simbólica algébrica, têm condições de trabalhar aspectos relacionados ao pensamento algébrico elementar. Além disso, construímos, com base nas resoluções das tarefas propostas pelos estudantes, cinco categorias que refletem as características do pensamento algébrico elementar apresentadas: estabelecimento de
relações/comparações entre as informações da tarefa; utilização de diferentes notações/representações; generalização; compreensão de propriedades matemáticas importantes e regularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-11-2020

Como Citar

Silva, D. P. da, & Savioli, A. M. P. das D. (2020). MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM RESOLUÇÕES DE TAREFAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Paranaense De Educação Matemática, 3(5), 139–156. https://doi.org/10.33871/22385800.2014.3.5.139-156

Edição

Seção

Artigos Científicos