Matemáticas en la Escuela

naturaleza, finalidades, métodos de enseñanza y estrategias de aprendizaje

Autores/as

Resumen

Este artículo busca responder: ¿Qué son las matemáticas? ¿Por qué enseñarlas? ¿Cómo se enseñan y cómo se aprenden las matemáticas? Esas cuestiones conforman el problema de investigación descrito por: ¿De qué forma los profesores y futuros profesores de Matemáticas comprenden las matemáticas, sus finalidades, sus métodos de enseñanza y su aprendizaje? Con inspiración analítica en el pensamiento tardío de Ludwig Wittgenstein y en investigaciones inscritas en el campo de la Educación Matemática (Boff, 2020; Meneguetti; Trevisan, 2013; Garcia, 2009; Fiorentini, 2003; 1995), se describen las concepciones de las matemáticas presentadas por estudiantes de cinco programas de Licenciatura en Matemáticas de una institución pública federal (2022) y por profesores de Matemáticas (2023) en activo en grupos de Educación Básica de la red pública. Asimismo, se analiza cómo tales concepciones se articulan con las posibilidades de enseñanza narradas por ellos y con la comprensión que atribuyen al proceso de adquisición/construcción del conocimiento matemático. El material de la investigación, obtenido a través de cuestionarios en línea elaborados en Google Forms, fue organizado, descrito y analizado considerando las teorías que dan base a la investigación. El análisis muestra que las matemáticas, a pesar de su abstracción y formalismo, son comprendidas como un lenguaje de comunicación con el mundo. Además, se evidencia que, para enseñarlas, es necesario dominar el conocimiento matemático y sus formas de enseñanza, siendo el esfuerzo personal una condición esencial para su aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) do IFRS e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela UNISINOS, na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPEDEB - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (IFRS), GIPEDI - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS) e GDFEM - Grupo de Pesquisa em Docências, Formação e Educação Matemática (UFPel). Desenvolve pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. 

Endhyel Erben, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-graduada em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias pela Unopar e em Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional pela Anhanguera. Licenciada em Matemática pelo Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a sua graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre Educação Inclusiva voltada para a inclusão escolar na área da Matemática, a partir de ações colaborativas.

Leandro Paiz Paiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Cursando Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Gestão Escolar: Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar pela PUCRS (2013) e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUCRS (2022). Possui experiência no acompanhamento e orientação da prática docente, desenvolvimento de projetos educacionais, formação de professores, prospecção de novos alunos e fidelização, mediação e acompanhamento de estudantes em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Atualmente é Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Aparecida e Tutor da Disciplina de Ética e Espiritualidade da Graduação da PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão de Pessoas.

Crislen Guimarães Nery, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu o trabalho de conclusão de curso na área da Formação de Professores com ênfase no Ensino e aprendizagem da Matemática Escolar.

Citas

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Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Scopel Boff, D., Erben, E., Paiz, L. P., & Guimarães Nery, C. (2025). Matemáticas en la Escuela: naturaleza, finalidades, métodos de enseñanza y estrategias de aprendizaje. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–14. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/9981

Número

Sección

Artigos Científicos