Nature, purposes, ways of teaching, and learning strategies

the understanding of Math teachers and teachers-to-be in Basic Education

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Abstract

This paper aims to answer the following: what is Mathematics? Why teach Mathematics? How is it taught and how is it learned? Such questions compose the research problem described as: how Math teachers and teachers-to-be understand Mathematics, its purpose, its teaching and learning methods? Analytically inspired by the late thinking of Ludwig Wittgenstein, as well as in some research assigned to the Mathematics Education field (Boff, 2020; Meneguetti; Trevisan, 2013; Garcia, 2009; Fiorentini, 2003; 1995), the conception of Math is described as presented by students from five degree courses in Mathematics, a federal public institution (2002) and in-service Math teachers in Basic Education public schools (2023); it is then analyzed how these conceptions are intertwined with teaching possibilities narrated by them and the understanding they assign to the process of acquiring and constructing mathematical knowledge. Made by means of Google Forms online questionnaires, the research material was organized, described, and analyzed considering the theorization that this investigation is assigned to. The analytical undertaking shows that, albeit recognized for its abstract and formal nature, Mathematics is understood as a language of communication with the world. Besides, it becomes evident that in order to teach Math one must master mathematical knowledge and its teaching methods, in a way that personal investment is imperative to its learning.

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Author Biographies

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) do IFRS e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pela UNISINOS, na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital; Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS; Especialista em Coordenação Pedagógica, em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática; Licenciada em Matemática. Integra os grupos de pesquisa: GPEDEB - Grupo de Pesquisa em Docências na Educação Básica (IFRS), GIPEDI - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (UNISINOS) e GDFEM - Grupo de Pesquisa em Docências, Formação e Educação Matemática (UFPel). Desenvolve pesquisas vinculadas ao campo de formação de professores, em especial, discutindo as docências em Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. 

Endhyel Erben, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-graduada em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias pela Unopar e em Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional pela Anhanguera. Licenciada em Matemática pelo Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a sua graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre Educação Inclusiva voltada para a inclusão escolar na área da Matemática, a partir de ações colaborativas.

Leandro Paiz Paiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Cursando Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Especialização em Gestão Escolar: Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar pela PUCRS (2013) e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUCRS (2022). Possui experiência no acompanhamento e orientação da prática docente, desenvolvimento de projetos educacionais, formação de professores, prospecção de novos alunos e fidelização, mediação e acompanhamento de estudantes em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Atualmente é Coordenador Pedagógico dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Aparecida e Tutor da Disciplina de Ética e Espiritualidade da Graduação da PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Gestão de Pessoas.

Crislen Guimarães Nery, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul. Professora contratada do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a graduação, atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desenvolveu o trabalho de conclusão de curso na área da Formação de Professores com ênfase no Ensino e aprendizagem da Matemática Escolar.

References

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Published

2025-08-31

How to Cite

Scopel Boff, D., Erben, E., Paiz, L. P., & Guimarães Nery, C. (2025). Nature, purposes, ways of teaching, and learning strategies: the understanding of Math teachers and teachers-to-be in Basic Education. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–14. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/9981

Issue

Section

Artigos Científicos