O cálculo do Máximo Divisor Comum e do Mínimo Múltiplo Comum por meio da decomposição separada dos números e seleção simultânea dos fatores primos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9176

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apontar as contribuições da metodologia de ensino do cálculo do máximo divisor comum (m.d.c) e do mínimo múltiplo comum (m.m.c) por meio de uma abordagem aliada à decomposição dos números de forma separada e a seleção dos fatores primos de maneira simultânea sem a necessidade de transformá-los em potências. Optou-se por esta abordagem de ensino porque ela pode privilegiar as habilidades que os alunos já tinham desenvolvidas relativamente a decomposição não simultânea, embora com algumas lacunas, e introduz um procedimento que simplifica muitos aspectos que dificultam os alunos da 7ª classe do Colégio do Senga na Província do Uíge (Angola). As dificuldades em causa centram-se na transformação dos fatores em potências bem como a confusão na seleção da potência ideal para o cálculo do   m.d.c ou m.m.c. A pesquisa caracterizada como pedagógica, foi desenvolvida com 36 alunos que frequentavam a 7ª classe na referida instituição, por meio de 3 aulas de forma participante na intenção de gerar o protagonismo na construção de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades dos alunos. As análises feitas apontam que a abordagem utilizada contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento das habilidades e minimizou as dificuldades dos alunos. Diante disso, espera-se que a proposta apresentada neste artigo sirva de uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem do cálculo do máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum aos alunos deste nível de ensino.

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Biografía del autor/a

Manuel Panzo Muluta, Colégio do Senga-Uíge

Estudiante de Maestría en Ciencias de la Educación con especialidad en Enseñanza de las Matemáticas en el Instituto Superior de Ciencias de la Educación de Sumbe (ISCED-Sumbe). Graduada (2019) en Ciencias de la Educación en la Especialidad de Enseñanza de las Matemáticas por el Instituto Superior de Ciencias de la Educación de Uíge (ISCED-Uíge). Profesor de matemáticas en el Colégio do Senga-Uíge (Angola). Profesor de Análisis Matemático y Matemáticas Aplicadas a la Economía en el Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela do Uíge (ISPNE-Uíge)

Zeca Catuco André Quimuanga, Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge - Angola

Estudiante de Doctorado en Educación en Ciencias y Matemáticas, del Programa de Postgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas (PPGECM) del Instituto de Educación en Matemáticas y Científicas de la Universidad Federal de Pará (UFPA). Maestría (2021) en Ciencias de la Educación en la especialidad de Enseñanza de las Matemáticas del Instituto Superior de Ciencias de la Educación, ISCED-Sumbe. Licenciada (2012) en Ciencias de la Educación en la especialidad de Matemáticas por el Instituto Superior de Ciencias de la Educación de Uíge ISCED-Uíge. Miembro del Grupo de Investigación en Prácticas Socioculturales y Educación Matemática (GPSEM/UFPA). Profesor del Departamento de Enseñanza e Investigación en Ciencias Exactas de ISCED-Uíge.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Muluta, M. P., & André Quimuanga, Z. C. (2025). O cálculo do Máximo Divisor Comum e do Mínimo Múltiplo Comum por meio da decomposição separada dos números e seleção simultânea dos fatores primos. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.9176

Número

Sección

Relatos de Experiência