Um estudo sobre a integração de recursos tecnológicos por um grupo de professores de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8836

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que tem por objetivo compreender se, e de que forma, recursos tecnológicos digitais são integrados nas práticas profissionais de professores de Matemática da Educação Básica, participantes da 19ª do curso de GeoGebra. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins (Lins, 1999; 2004; 2008; Angelo et al., 2012) e contou com a participação de professores de matemática, ex-cursistas da 19ª edição do curso GeoGebra. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, que foram selecionados mediante contato e interação online, nas atividades propostas dentro do curso. A análise dos dados, mediante uma leitura plausível, apresenta a produção de significados para as enunciações dos professores entrevistados. Os resultados obtidos indicam que os professores envolvidos na pesquisa têm interesse em conhecer e trabalhar com tecnologias digitais e, por isso, buscam cursos de formação. Entretanto, a participação em um curso de formação não causou mudanças efetivas em suas práticas de sala de aula, conforme nossa interpretação dos dados da pesquisa. A falta de recursos e de apoio técnico, e a visão que os professores têm a respeito do uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, são fatores presentes na relação dos professores com o uso de tecnologias digitais em suas aulas.

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Biografía del autor/a

Débora Rengel, Universidade Estadual do Paraná

Unespar

Sergio Carrazedo Dantas, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Professor Adjunto da Unespar e docente permanente do PRPGEM.

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Rengel, D., & Dantas, S. C. (2024). Um estudo sobre a integração de recursos tecnológicos por um grupo de professores de Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(31), 1–26. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.8836

Número

Sección

Artigos Científicos