Pensamento Estocástico na Educação Infantil

uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.309-329

Resumen

A pesquisa objetivou analisar as compreensões sobre pensamento estocástico de crianças do pré-escolar de uma escola da rede pública de ensino de Jaguarão/RS, a partir de uma ação pedagógica. A metodologia usada foi a pesquisa-ação. Os sujeitos foram 15 crianças de 5 a 6 anos. Os procedimentos pautaram-se na realização de atividades com o grupo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise narrativa. Os resultados mostraram que: (a) as crianças buscam informações no contexto em que estão inseridas para mobilizar o pensamento estocástico: (b) as crianças utilizam estratégias de comunicação matemática como a oralidade, os registros pictóricos, a linguagem corporal e espacial; (c) a necessidade das noções de tamanho, contagem e espaço para o processo de observação, organização, análise e interpretação de dados. Conclui-se que a curiosidade, o interesse e o conhecimento prévio demonstrados pelas crianças são potencialidades para o desenvolvimento do trabalho com o pensamento estocástico. 

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Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Jahnke, T. S. ., & Moraes, J. C. P. de. (2024). Pensamento Estocástico na Educação Infantil: uma ação pedagógica com crianças do pré-escolar. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 309–329. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.309-329

Número

Sección

Artigos Científicos