Uma experiência de Estudo de Aula em Matemática no Ensino Superior com estudantes de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.29.428-448Resumen
A Matemática é frequentemente referida como uma das causas de insucesso em cursos de engenharia. Focado na aprendizagem do aluno, o estudo de aula busca promover o desenvolvimento profissional docente por meio de um ambiente colaborativo e reflexivo e pode, portanto, ser uma forma de procurar estratégias de ensino que melhorem o desempenho dos estudantes. Este artigo apresenta uma experiência de estudo de aula, na qual procuramos perceber o impacto que a aula de investigação, com resolução de Problemas de Otimização, teve em alunos de Análise Matemática I, do curso de Engenharia Mecânica, de um Instituto Politécnico em Portugal. Discutimos se a abordagem utilizada motivou os estudantes no processo de aprendizagem. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, com design de observação participante, tendo reunido duas professoras do referido Instituto e uma doutoranda em Didática da Matemática (docente em um Instituto Federal no Brasil) num estudo de aula com oito sessões gravadas em vídeo. Também foram objetos de análise os documentos elaborados pelas professoras e as respostas dos estudantes às tarefas propostas e a um questionário. Os resultados indicam a recorrência das seguintes dimensões nas ações dos alunos: trabalho em equipa, discussão em grupo, entusiasmo na execução das tarefas, adesão à abordagem implementada e aprendizagem mais ativa. Apesar de identificarmos algumas limitações na implementação do estudo de aula no ensino superior, concluímos que a experiência foi bastante positiva, no que diz respeito ao feedback dos alunos, pelo que esta pode ser uma forma de ajudar a motivá-los para a aprendizagem da Matemática.
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