PROGRAMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AS NOÇÕES DE VARIÁVEIS DEPENDENTE E INDEPENDENTE NA FUNÇÃO AFIM
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.287-310Palabras clave:
Educação matemática, Resolução de Problemas, Registro Computacional, ScratchResumen
Apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa com fins exploratório fundamentada teoricamente na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e que teve como objetivo geral investigar as possíveis contribuições proporcionadas pelo uso da programação no ensino-aprendizagem de função afim. A pesquisa inclui a aplicação e análise de uma experiência didática realizada em 2021 com onze estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do Município de Teixeira de Freitas, Bahia. Nessa experiência, aplicamos uma sequência didática para o ensino do conceito de função afim em que os estudantes tiveram que resolver problemas utilizando a linguagem de programação Scratch. Da análise dos dados referentes a uma atividade dessa sequência, concluímos principalmente que as conversões envolvendo representações na língua natural e nos registros algébrico e computacional contribuem para compreensão de aspectos relacionados ao conceito de função afim, tais como a noção de variável, a relação de dependência entre grandezas, o uso de letras ou comandos para representar possíveis valores numéricos e também a realizar generalizações.
Descargas
Citas
BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: XX Workshop sobre Educação em Computação e XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (n.p.). Anais […]. Curitiba, PR: 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256439343/. Acesso em: 15 mar. 2023.
BRANDT, C. F.; MORETTI, M. T. Aprendizagem da Álgebra segundo Raymond Duval. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 2(1), 1-26, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/download/19419/ 12599/70932. Acesso em: 15 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, SEB, 598 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
DANTE, L. R.; Viana, F. Matemática em contextos: função afim e função quadrática. 1ª ed. São Paulo: Ática.
DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagem intelectuais. Tradução de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Livraria da Física.
DUVAL, R. Registros de Representação Semiótica e Funcionamento Cognitivo do Pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem., v. 7(2), 266-297. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266. Acesso em: 15 mar.2023.
DUVAL, R. Entrevista: Raymond Duval e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.2(3), p.10-34, 2013. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/5946. Acesso em: 15 mar. 2023.
DUVAL, R.; CAMPOS, T. M. M.; BARROS, L. G. X.; DIAS, M. A. Ver e ensinar a matemática de outra forma: introduzir a álgebra no ensino: qual o objetivo e como fazer isso? Organização: Tânia M. M. Campos. 1ed. São Paulo: PROEM.
FASSARELLA, L. S. Desconexão Procedimental e Programação no Ensino-Aprendizagem da Matemática: Considerações a partir da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem., v. 15(2), p.1-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/76610. Acesso em: 15 mar. 2023.
FASSARELLA, L. S. Estimando probabilidades por simulações computacionais. Professor de Matemática On Line. v. 9(2), p.240-251, 2021. Disponível em: http://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/16/2021/02/art17_vol9_PMO_SBM_2021.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. eBook Kindle, 2020. ISBN: 978-1-5416-7510-0.
AUTOR (2022).
SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Ensino de Computação na Educação Básica. (s.d.). Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2. Acessado em: 15 mar.2023.
SETTI, M. O. G. O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
SILVA, A.S.; PACHÊCO, F.F.F.; SILVA, E.C.R.T da; MACHADO, G.B.B.; ALBUQUERQUE, M.S de. Introduzindo o estudo de função polinomial do primeiro grau: um olhar à luz da teoria dos registros de representação semiótica. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.11, n.25, p.325-344, maio-ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/download/5148/4996/20285. Acesso em: 15 mar. 2023.
SIMONETTI D.; MORETTI, M. T. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e Registros de Representação Semiótica: uma articulação possível? Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11 (1), p.99-117, 2021. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27643/1/Simonetti2021Base.pdf. Acesso em: 15 mar.2023.
VALENTE J. A. Informática na Educação no Brasil: Análise e Contextualização Histórica. In: VALENTE, J. A. (Org.), O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999, p. 1-13.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.