A abordagem da temática Educação Financeira em alguns Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.260-284Resumen
Este trabalho teve por objetivo investigar a existência de abordagens contextualizadas dos temas da Matemática Financeira sob a ótica da Educação Financeira em algumas obras do Novo Ensino Médio. Para sua execução, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa através da análise bibliográfica de alguns dos materiais didáticos desse segmento, ofertados pela rede pública de ensino estadual de Minas Gerais, com o intuito de identificar se e como os temas envolvendo Educação Financeira são abordados nestas coleções. Para esse propósito, foram analisadas cinco coleções de Matemática e suas Tecnologias, além do livro escolhido pela escola de atuação de um dos pesquisadores, envolvendo três editoras diferentes, todas disponibilizadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD. Esses livros fazem parte do material didático oferecido pelo estado de Minas Gerais para a implantação do Novo Ensino Médio. Foi possível observar com este trabalho que os materiais analisados apresentam a temática: ainda que algumas obras mantenham uma abordagem descontextualizada, afastada do cotidiano dos alunos, com foco em repetições de cálculos que podem carecer de sentido prático, outros materiais apresentam discussões mais amplas e voltadas ao desenvolvimento de uma Educação Financeira na prática, apresentando assim uma possibilidade maior de desenvolvimento do pensamento crítico no que se refere a tomadas de decisão da vida financeira dos discentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.