MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS À MATEMÁTICA: ANÁLISE DE 40 ANOS DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.405-426

Palabras clave:

Laboratórios, Matemática, Estado do Conhecimento, Mapeamento de Pesquisas

Resumen

Este artigo, resultado de uma investigação de doutorado, tem como finalidade apresentar um mapeamento das pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) produzidas no Brasil, nos últimos 40 anos (1983 a 2022), que trazem laboratórios associados à Matemática como um dos seus focos principais. Como relato científico de uma pesquisa de característica inventariante, que busca desenhar um panorama, inicia por evidenciar brevemente fatos e textos historicamente demarcados no desenvolvimento da temática dos laboratórios. Em seguida, detalha metodologicamente a construção da Base de Dados da Pesquisa (Base), organizada em uma planilha, gerada a partir de dados coletados em 55 trabalhos, frutos de mestrados (acadêmico e profissional) e doutorados em programas de pós-graduação nas áreas de Educação, de Ensino e de Matemática. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que a produção científica sobre os laboratórios não tem sido uniforme, apesar de as discussões em torno da temática não serem recentes. Desde a primeira produção acadêmica, em 1983, há um lapso temporal de 14 anos para surgimento de novos trabalhos; mesmo assim, somente a partir de 2010 a produção começa a tomar corpo. Observa-se, ainda, que os trabalhos estão mais concentrados em apenas duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste); que a área de Ensino detém a maior parte das pesquisas; e que os mestrados profissionais têm assumido um lugar de destaque nesta produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação: Resumo, resenha e recensão: Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

BARBOSA, R. Parecer sobre Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da instrução pública. Vol. X, Tomo II, 1883. Coleção Obras Completas de Rui Barbosa. Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro, p. 288-292, 1946. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/rbonline/obrasCompletas.htm. Acesso em: 26 Maio 2022.

CARVALHO, J. B. P. et al. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 199, p. 415-424, set./dez. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i199.955. Acesso em: 26 Maio 2022.

CERQUEIRA, A. L. P.; TINAUT, Z. M.; PEREIRA, E. F. Tendências Modernas do Ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURSO SECUNDÁRIO, 1., 1955, Salvador. Anais […]. Salvador: Tipografia Beneditina, 1957. p. 133-160.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. ISSN 1678-4626 versão online. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 26 maio 2022.

FIORENTINI, D. Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 25., 2002, Caxambu. Anais [...], Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Matemática, 2002. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/te25.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.

FIORENTINI, D. Memória e análise da pesquisa acadêmica em educação matemática no Brasil: o banco de teses do CEMPEM/FE-UNICAMP. Zetetiké, Campinas, v. 1, n. 1, p. 55-76. 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646827. Acesso em: 26 Maio 2022.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 3 ed., Rio de Janeiro: Record, 1999.

LAGOUT, É. Tachymétrie géométrie concrète en trois leçons: accessible, inaccessible, incalculable: cahier d'un soldat du génie. Rédaction des conférences faites par ordre du ministère de la guerre à l'Ecole régimentaire du génie de Versailles. Paris: Paul Dupont, 1874. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k317434j?rk=21459. Acesso em: 26 Maio 2022.

LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TAHAN, M. Didática da Matemática. São Paulo: Ed. Saraiva. v.2, 1962.

TROUCHE, L. Laboratórios de Matemática para o ensino, uma metáfora produtiva, ontem e hoje, tanto para alunos como para professores. 28 jul 2010. Conferência. V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática. Recife: UFPE, 2010. Disponível em: http://educmath.ens-lyon.fr/Educmath/recherche/projets/capes-cofecub/resolveUid/b70ef92dc65cb8d3a44bf8729616369e. Acesso em: 26 maio 2022.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática. Cadernos CEDES. v. 41, n. 115, p. 164-167. set. 2021. ISSN 1678-7110 versão online. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC245614. Acesso em: 22 Maio 2022.

VARIZO, Z. C. M. Concepção e implementação de um laboratório de educação matemática no ensino superior. In: VARIZO, Z. C. M.; CIVARDI, J. A. (org.). Olhares e reflexões acerca de concepções e práticas no laboratório de educação matemática. Curitiba: CRV, 2011. p. 21-42.

Publicado

2023-08-17

Cómo citar

de Oliveira, C. E., Cavalcante, J. L., & Andrade, V. L. V. X. (2023). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS À MATEMÁTICA: ANÁLISE DE 40 ANOS DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 405–426. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.405-426

Número

Sección

Artigos Científicos