Sistema Numérico Decimal na Base Nacional Comum Curricular

um olhar para as aprendizagens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.139-164

Resumen

Este estudo visa compreender: como se dá o desenvolvimento das habilidades referentes ao sistema numérico decimal descritas na BNCC, por parte de alunos concluintes dos anos iniciais do ensino fundamental? Para tanto, foi realizada, inicialmente, uma revisão bibliográfica para explicitar sobre os principais sistemas numéricos até a ascensão do sistema decimal no Ocidente, culminando na sua inserção no Ensino Formal. Recorreu-se à pesquisa exploratória para entender como o conhecimento sobre sistema de numeração decimal se realiza em sala de aula, atrelado à BNCC. A análise dos dados produzidos se deu com a metodologia Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram estabelecidas três categorias, quais sejam: habilidades desenvolvidas no trabalho com o sistema de numeração decimal; dificuldades observadas no trabalho com o sistema numérico decimal; ensino do sistema numérico decimal. Tais categorias dizem da pergunta de pesquisa e, portanto, uma asserção articulada sobre elas é um modo de tecer compreensões sobre oi que aqui se interroga. 

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Publicado

2024-05-09

Cómo citar

Pina e Sousa, A., & Pinheiro, J. M. L. (2024). Sistema Numérico Decimal na Base Nacional Comum Curricular: um olhar para as aprendizagens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 139–164. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.139-164

Número

Sección

Artigos Científicos