RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS TESSITURAS DAS EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO 5.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Michelle Gonçalves Ferreira
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. https://orcid.org/0000-0002-7804-7197

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.340-362

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem. , Formação docente. , Experiência dialógica. , Resolução de problemas.

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender os pressupostos teórico-metodológicos da resolução de problemas nas tessituras das experiências matemáticas narradas por estudantes do 5.º ano, nos processos de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, as experiências desses estudantes com práticas de resolução de problemas em aulas de matemática são expressas por meio de narrativas orais e escritas, produzidas em contextos online, via aplicativo WhatsApp, no segundo semestre de 2020, devido à pandemia da Covid-19 que inviabilizou a vivência de atividades presenciais na escola. A produção de dados foi realizada em seis encontros investigativos no âmbito da pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. As narrativas dos sete estudantes participantes revelam a importância de problematizar a práxis, visto que as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão estudadas e compartilhadas, na maioria das histórias de experiências com a resolução de problemas, precisam ser matematizadas nas perguntas, na solução e na criação de problemas, para que os estudantes dialoguem com os resultados encontrados e com as diferentes estratégias desenvolvidas no processo da resolução dos problemas matemáticos. O estudo revelou que os processos de ensino-aprendizagem da matemática precisam ser repensados constantemente, para propiciar aos estudantes práticas matematizadas, numa interação dialógica e problematizadora.

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Biografía del autor/a

Michelle Gonçalves Ferreira

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora nos anos iniciais do ensino fundamental no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, Guanambi, Bahia. Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi, Bahia. Professora de Matemática no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os Grupos de Pesquisas: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF. E-mail: saoliveira@uneb.br

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Ferreira, M. G. ., & Alves de Oliveira, S. (2023). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS TESSITURAS DAS EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS NO 5.° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 340–362. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.340-362

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática