A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DA LESSON STUDY (PESQUISA DE AULA): O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.507-525

Palabras clave:

Formação Docente. , Programa de Residência Pedagógica. , Ensino e Aprendizagem. , Conceito de Múltiplos.

Resumen

Este artigo, na forma de relato de experiência foi desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) – Subprojeto Matemática da Universidade Estadual de Maringá com o objetivo de possibilitar aos integrantes do PRP uma reflexão a respeito da prática docente pensada desde sua preparação até seu desenvolvimento em sala aula. Para isso, utilizamos os princípios da metodologia Lesson Study (Pesquisa de Aula), aliada a Resolução de Problemas (RP). A partir de um trabalho colaborativo entre a coordenação, os residentes e professores preceptores do PRP, foram realizadas as etapas da Lesson Study (planejamento, execução, análise e retomada de uma aula) envolvendo a metodologia da RP. A aplicação da aula ocorreu em uma turma de 6º ano do Colégio Estadual Adaile Maria Leite (Maringá, PR) contanto com a presença de alguns residentes, do professor preceptor e da professora coordenadora. O trabalho colaborativo, focado no desenvolvimento dos alunos e em sua aprendizagem trouxe contribuições tanto para os futuros docentes que conseguiram ver, na prática, os conceitos estudados durante sua formação, como para os alunos do 6º ano que participaram ativamente do processo de ensino tendo a oportunidade de compreender um novo conceito.

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Regina D’Antonio Verrengia, S., Pereira Junior, A., & Oliveira Santos, G. (2023). A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DA LESSON STUDY (PESQUISA DE AULA): O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 507–525. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.507-525

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática