UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.317-339Palabras clave:
Educação Matemática. , Licenciatura em Matemática. , Ensino-aprendizagem. , Resolução de Problemas.Resumen
O presente artigo tem como objetivo mostrar e analisar como a abordagem de ensino via Resolução de Problemas pode favorecer a prática docente no ensino de Geometria Espacial na formação inicial num curso de licenciatura em matemática. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram utilizadas cinco ações que concretizam o ensino via Resolução de Problemas, definidas por Proença, sendo elas: escolha do problema; introdução do problema; auxílio aos alunos durante a resolução; discussão das estratégias dos alunos e a articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo. Tal implementação ocorreu em duas turmas de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná. Para a coleta de dados foram feitos dois questionários, um ao início da pesquisa, com questões abertas, para um diagnóstico da turma, e outro após a aplicação da atividade, com questões objetivas. Os resultados mostram que grande parte dos estudantes desconhecem essa abordagem, e ainda, possuem ideias desconexas do que realmente é, entretanto, após a aplicação da atividade, percebemos que a abordagem foi bem aceita pelos futuros professores, uma vez que consideraram utilizar a abordagem quando formados. Nesse sentido, torna-se necessária a reflexão acerca do uso de diferentes metodologias e abordagens de ensino de matemática, de modo a aumentar o leque de conhecimentos dos estudantes para que estes possam, quando professores, atuarem de maneira significativa no que se refere às práticas de ensino
Descargas
Citas
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 33, n. 55, p. 133-156, 2009.
ASSUNÇÃO; J. A.; MOREIRA, A. M.; SAHELICES, C, C. Aprendizagem significativa: resolução de problemas e implicações para aprendizagem de função. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review.v.8. n.2, p. 30-44, 2018.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BARROS, R.C. P.; PAVANELLO, R.M. Relações entre figuras geométricas planas e espaciais no ensino fundamental: o que diz a BNCC. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 11-19, 2022.
BICALHO, J. B. de S.; ALLEVATO, N. S. G.; SILVA, J. F. A Resolução de Problemas na formação inicial: compreensões de futuros professores de Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020.
BIZINOTO, J. H. Resolução de problemas de geometria métrica espacial com utilização da tecnologia da informação e comunicação. 2016. 87f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
BOTTA, E. S. Investigação do Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Metodologia de Resolução de problemas. XII EBRAPEM, Rio Claro, 2008.
COSTA, A. C.; BERMEJO, A. P. B.; MORAES, M. S. F. Análise do ensino de Geometria Espacial. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Ijuí, 2009.
FASSARELLA, L. S.; ROCHA, R. J. Geogebra 3D: Relato de uma experiência na superação de dificuldades de aprendizagem em geometria espacial. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, São Mateus, n. 5, 2018.
IEZZI, G.; HAZZAN, S. Fundamentos de Matemática Elementar: Sequências, matriz, determinantes, sistemas. 8 ed. São Paulo, Atual editora, 2013.
LIMA, E, L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A.
C. A matemática do ensino médio. v. 2. 5 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2004.
MARTINS, E. B.; ANDRADE, S. Ensino e Aprendizagem de Geometria Espacial: uma aplicação da metodologia de resolução de problemas. Anais XV EBRAPEM. Campina Grande: Realize Editora, 2011.
MENDES, L. O. R.; AFONSO, É. J. M.; PROENÇA, M. C. Análise da compreensão de licenciandos em Matemática sobre o ensino via resolução de problemas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, p. 1-23, 2020.
MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. L; PROENÇA, M. C. O que dizem as pesquisas sobre a Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática: um olhar sobre as fragilidades metodológicas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 721-750, 2020.
MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C. O ensino de matemática via Resolução de Problemas na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, p. 01-24, 2020.
MENDES, L. O. R.; PROENÇA, M. C.; PEREIRA, A. L. As potencialidades da Resolução de Problemas nas pesquisas sobre a formação inicial de professores de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p. 821-839, 2020.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos da Aplicação, v. 11, n. 2, p. 143-156, 2012.
NUNES, C. B. O processo ensino-aprendizagem-avaliação de geometria através da resolução de problemas: perspectivas didático-matemáticas na formação inicial de professores de matemática. 2010. 430f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2010.
PROENÇA, M. C. de. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. 1 ed. Maringá: Eduem, 2018.
RANZAN, A. L. Uma nova abordagem para o ensino da geometria: do tridimensional para o plano. 2010. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
ROGENSKI, M. L. C.; PEDROSO, S. M. D. O Ensino da Geometria na Educação Básica: realidade e possibilidades. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/44-4.pdf. Acesso em: 20 maio de 2022.
SCALABRIN, A. M. M. O. Geometria Espacial com o software GeoGebra 3d: análise dos processos de ensinar e de aprender no ensino médio. 2019. 185f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Boa Vista, 2019.
SETTIMY, T. F. DE O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em Geometria Espacial. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 177-195, Santa Maria, 2020.
SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. Metodologia da resolução de problemas. 24ª Reunião ANPEd, 2001.
SOUZA, L. A. Uma proposta para o ensino da geometria espacial usando o Geogebra 3D. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.