UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Leandro da Luz Barbosa Unespar
  • Luciano Ferreira
  • Talita Secorun dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.317-339

Palabras clave:

Educação Matemática. , Licenciatura em Matemática. , Ensino-aprendizagem. , Resolução de Problemas.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo mostrar e analisar como a abordagem de ensino via Resolução de Problemas pode favorecer a prática docente no ensino de Geometria Espacial na formação inicial num curso de licenciatura em matemática. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram utilizadas cinco ações que concretizam o ensino via Resolução de Problemas, definidas por Proença, sendo elas: escolha do problema; introdução do problema; auxílio aos alunos durante a resolução; discussão das estratégias dos alunos e a articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo. Tal implementação ocorreu em duas turmas de um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública do Estado do Paraná. Para a coleta de dados foram feitos dois questionários, um ao início da pesquisa, com questões abertas, para um diagnóstico da turma, e outro após a aplicação da atividade, com questões objetivas. Os resultados mostram que grande parte dos estudantes desconhecem essa abordagem, e ainda, possuem ideias desconexas do que realmente é, entretanto, após a aplicação da atividade, percebemos que a abordagem foi bem aceita pelos futuros professores, uma vez que consideraram utilizar a abordagem quando formados. Nesse sentido, torna-se necessária a reflexão acerca do uso de diferentes metodologias e abordagens de ensino de matemática, de modo a aumentar o leque de conhecimentos dos estudantes para que estes possam, quando professores, atuarem de maneira significativa no que se refere às práticas de ensino

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

da Luz Barbosa, L., Ferreira, L., & Secorun dos Santos, T. (2023). UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES . Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 317–339. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.317-339

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática