PROBLEMAS MATEMÁTICOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.299-316Palabras clave:
Aprendizagem matemática. , Multiplicação e divisão. , Ensino de matemática.Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado e objetiva verificar a abrangência do Campo Conceitual Multiplicativo em duas coleções de livros didáticos, a partir da identificação e da classificação das situações multiplicativas presentes nessas obras, tendo como fundamentação teoria a “Teoria dos Campos Conceituais” de Gèrard Vergnaud. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa de cunho documental. Foram analisadas duas coleções de materiais didáticos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, totalizando seis livros. A análise foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que: a quantidade de situações referentes ao Campo Conceitual Multiplicativo aumenta com o avanço nos anos escolares; as situações de multiplicação são exploradas em maior número em comparação às situações de divisão; a primeira coleção (A) explora mais situações de problemas verbais, enquanto a segunda (Coleção B) apresenta mais situações classificadas como exercícios; problemas do eixo “Proporção Simples” um para muitos - são priorizados em ambas as coleções.
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