O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.228-250Palabras clave:
Educação Matemática., Situações-problema. , Aprendizagem significativa., Ensino Médio.Resumen
Este trabalho teve como objetivo principal verificar as contribuições do ensino de função afim por meio da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática em turmas do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual localizada na área irrigada do município de Petrolina – PE, com um total de 41 alunos participantes. Para a realização deste trabalho de caráter qualitativo, utilizou-se de diário de campo para anotar todos os relatos, dúvidas e avanços de cada aluno durante a intervenção, a qual seguiu as dez etapas da Resolução de Problemas, conforme sugerida por Onuchic e Allevato (2011). Após a análise dos dados obtidos, os resultados apontaram que o ensino, por meio desta metodologia, atrelada a situações-problema presentes no cotidiano dos alunos, proporcionou uma mudança no comportamento dos envolvidos, ao despertar interesse para aprender mais, tanto nos alunos, quanto na professora-pesquisadora. A Resolução de Problemas se mostrou como uma estratégia eficaz, contribuindo, de maneira positiva, na aprendizagem dos estudantes.
Descargas
Citas
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: Onuchic, L. R. et al. (Org.) Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial. 2014. p. 35-52.
ANDRADE, S. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, exploração, codificação e decodificação de problemas. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: A Secretaria, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: jun. 2019
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2007.
DE PAULA, E. F; PAVANELLO, R. M. Sobre a Resolução de Problemas e o estudo em grupo. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.4, n.7, p.168-187, jul-dez. 2015.
FLEMMING, D.M; LUZ, E.F; MELLO, A.C.C. Tendências em Educação Matemática: Livro didático. 2. ed. - Palhoça: Unisul Virtual, 2005.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-217.
ONUCHIC, L. R., ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Matemática. Ensino Fundamental e Médio. Undime/PE, 2012.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto metodológico. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. - 2 reimpr. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SILVA, E. L., MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
SOARES, M. T. C., PINTO, N. B. Metodologia da resolução de problemas. In: 24ª Reunião ANPEd, 2001, Caxambu. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/24/tp1.htm#gt19 . Acesso em: 13 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.