ENSINO DA GRANDEZA VOLUME POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.461-479

Palabras clave:

Educação matemática. , Ensino de matemática. , Resolução de problemas.

Resumen

O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência desenvolvida por meio da exploração e resolução de problemas para a construção do conceito de volume com alunos do 6º e 7º do ensino fundamental. O caminho metodológico desse trabalho seguiu as orientações do design research, um tipo de metodologia qualitativa, que inclui três fases de uma investigação na modalidade de experiência de ensino: a preparação da experiência, a experimentação em sala de aula e a análise retrospectiva. Para isso, elaboramos uma proposta de ensino por meio da exploração e resolução de problemas sobre conteúdo de volume do prisma e do cilindro. O referencial teórico adotado traz discussões sobre   resolução de problemas e sua importância no ensino de matemática, como também sobre construção de conceitos. Os resultados apontaram que os alunos que participaram do experimento de ensino apresentaram compreensão do conceito de volume, e se mostraram motivados ao participar das atividades.

 

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Biografía del autor/a

Rosineide de Sousa Jucá, universidade do Estado do Pará

 Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT)

Professora adjunta do departamento de Matemática, Estatística e Informática  da Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED

Professora formadora do Centro de Formação dos profissionais da Educação da Secretaria de Educação do Estado do Pará

Professora orientadora do Clube de Ciências da Univeridade Federal do Pará.

Ninarosa Tavares da Costa, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista. Especialização em MBA em Gestão Tributária pela Universidade da Amazônia - UNAMA 

Discente do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Membro  do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da Universidade do Estado do Pará - GPEMAT.

Professora estagiária do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará 

Kymberli Luana Santos Ramos, Universidade do Estado do Pará

Licenciada no curso de Matemática pela Universidade do Estado do Pará. 

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMAT) da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Jucá, R. de S., Costa, N. T. da ., & Ramos, K. L. S. . (2023). ENSINO DA GRANDEZA VOLUME POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(27), 461–479. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.461-479

Número

Sección

Número Temático: Resolução de Problemas na Educação Matemática