ENSINO DA GRANDEZA VOLUME POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.27.461-479Palabras clave:
Educação matemática. , Ensino de matemática. , Resolução de problemas.Resumen
O objetivo desse trabalho é relatar uma experiência desenvolvida por meio da exploração e resolução de problemas para a construção do conceito de volume com alunos do 6º e 7º do ensino fundamental. O caminho metodológico desse trabalho seguiu as orientações do design research, um tipo de metodologia qualitativa, que inclui três fases de uma investigação na modalidade de experiência de ensino: a preparação da experiência, a experimentação em sala de aula e a análise retrospectiva. Para isso, elaboramos uma proposta de ensino por meio da exploração e resolução de problemas sobre conteúdo de volume do prisma e do cilindro. O referencial teórico adotado traz discussões sobre resolução de problemas e sua importância no ensino de matemática, como também sobre construção de conceitos. Os resultados apontaram que os alunos que participaram do experimento de ensino apresentaram compreensão do conceito de volume, e se mostraram motivados ao participar das atividades.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FIGUEIREDO, A.P.N.; BELLEMAIN, P.M.B.; TELES, R.A.M. Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, vol. 28, n. 50, 2014
SILVER, C. E. H. Problem-Based Learning: What and How Do Students Learn? Educational Psychology Review, Vol. 16, n. 3, September, 2004
JESUS, A. M., & SERRAZINA, L. Actividades de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade. Quadrante, 14(1), 3-35, 2005
LESTER, Frank; CAI, Jinfa. Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from Thirty Years of Research. In: Posing ans Solving Mathematical Problems: advances and perspectives. Buenos Aires: Springe, 2015
MOLINA, M.; CASTRO, E.; CASTRO, J. L. M. E. Teaching experiments within design research. The International Journal of Interdisciplinary Social Sciences: Annual Review vol.2, 4. Common Ground Research Networks, 2007. p.435-440
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS MATHEMATICS. An Agenda for Action. Reston: NCTM, 1980.
ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos e para onde iremos? Anais da IV jornada de Educação Matemática. Universidade de Passo Fundo, 2012
ONUCHIC, L. de la R., ALEVATTO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H. e JUSTULIN, A.M. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 2ª edição. São Paulo: Editora paco, 2021
ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73- 98, dez. 2011
ONUCHIC, L. de la R.; PIRONEL, M. JUCÁ, R.S. Problemas na Sala de Aula de Matemática: Propor para ensinar; resolver para aprender. Revista Cocar. Edição Especial. N.14. Dossiê: Tendências de Educação Matemática, 2022 p.1-17
POLYA, G. Arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006
PROENÇA, M. C. DE, & MAIA-AFONSO, ÉRIKA J. Resolução de problemas: análise de propostas de ensino em dissertações de mestrado profissional. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(18), 2020, p.180–201.
SCHOENFELD. A. H. How We Think. Revista Tópicos Educacionais. v. 18, n. 1-2, 2012
SCHOENFELD. A. H. Learning to Think Mathematically: Problem Solving, Metacognition, and Sense Making in Mathematics. Handbook of Research in Mathematics Teaching and Learning, 1992
SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New Directions for
Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p.31 – 42
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba, Editora da UFPR: 2009
VERGNAUD, G. Théorie des Champs Conceptuels. Recherches en Didáctique des Mathématiques. vol. 10, n. 2, 3. France, 1990.
VERGNAUD, G. Activité et connaissance operatoire. Bulletin de l’association des professeurs de Mathématique. Février, 307. France, 1977. p.52-65
VYGOTSKY, L.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 16. ed. São Paulo: ícone, 2017.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.