UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA ACADÊMICA E MATEMÁTICA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.462-476

Palabras clave:

Formação de professores, Estágio supervisionado, Matemática acadêmica e matemática escolar

Resumen

Este trabalho busca relatar uma experiência no estágio supervisionado que ocorreu no 6° ano do Ensino Fundamental do CAp-UFRJ relacionada ao ensino de múltiplos e divisores, na qual o primeiro autor exercia o papel de professor supervisor do segundo. No contexto de ensino remoto, a experiência se deu por meio de uma atividade na plataforma do Geogebra Classroom, construída e mediada pelos autores. Nosso objetivo com este trabalho é, portanto, discutir como tal experiência nos atravessou e constituiu-se como um elemento estruturante de nossa formação. Nesse sentido, o relato da experiência não focará nas produções dos estudantes da educação básica, mas, sim, em nossas percepções e intervenções em relação à atividade. Para tanto, dialogaremos com autores que versam acerca da formação de professores e o papel do estágio supervisionado nesta, além daqueles que tratam sobre as articulações entre matemática acadêmica, representada aqui pela teoria de grafos, e matemática escolar, representada aqui pelos múltiplos e divisores, construindo conexões com a nossa experiência. Com o nosso relato, esperamos mostrar que o estágio supervisionado não é apenas o lugar da matemática escolar na formação docente, mas que é também um lugar de atravessamentos entre esta e a matemática acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BONDY, J. A.; MURTY, U. S. R. Graph theory with applications. 1ª ed. London: Macmillan, 1976.

FERNANDES, F. S.; GIRALDO, V.; MATOS, D. The Decolonial Stance in Mathematics Education: pointing out actions for the construction of a political agenda. The Mathematics Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 6-27, 2022.

GIRALDO, V. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, v. 70, n. 1, p. 37-42, 2018.

GIRALDO, V. Isso não é uma aula de análise: como ensinamos e o que aprendemos com as componentes curriculares de matemática acadêmica na licenciatura em matemática. In: TRALDI JR., A.; TINTI, D. S.; RIBEIRO, R. M. (org.). Formação de professores que ensinam matemática: processos, desafios e articulações com a educação básica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional São Paulo, 2020. p. 114-136. E-book.

GIRALDO, V. Que Matemática para a Formação de Professores? Por uma Matemática Problematizada. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: SBEM-MT, 2019. v. 1, p. 1-12.

GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1 - 21, 2021.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, Goiânia, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. Academic mathematics and mathematical knowledge needed in school teaching practice: Some conflicting elements. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, n. 1, p. 23-40, 2008.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 58-73, 1995.

ROSA, M.; BICUDO, M. A. V. Focando a constituição do conhecimento matemático que se dá no trabalho pedagógico que desenvolve atividades com tecnologias digitais. In: PAULO, R. M.; FIRME, I. C.; BATISTA, C. C. (orgs.). Ser professor com tecnologias: sentidos e significados. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2018. p. 13-44. E-book.

SILVA, U. D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. Reflexões sobre as influências do estágio supervisionado nas práticas de professores recém-egressos da Licenciatura em Matemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá: SBEM-MT, 2019, v. 1, p. 1-14.

Publicado

2023-08-17

Cómo citar

Knopp, I. da S., & Aldé-Lopes, R. . (2023). UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA ACADÊMICA E MATEMÁTICA ESCOLAR . Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 462–476. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.462-476

Número

Sección

Relatos de Experiência