O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.499-514Palabras clave:
Ensino, Online, Software, Régua e CompassoResumen
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada com o uso da ferramenta (software) de ensino Régua e Compasso (RC) na 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, ocorrido em 2021. Usamos o software para o desenvolvimento de uma oficina do evento no formato remoto devido ao distanciamento social. A oficina foi organizada pelos bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Matemática). Primeiramente, estudamos o software, em seguida, criamos o roteiro da oficina, elaboramos as atividades, apresentamos o roteiro e as atividades à coordenação do PIBID para as devidas correções e orientações, realizamos a simulação e nos dias 07 e 08 de outubro de 2021 realizamos a oficina com o apoio do supervisor do subprojeto. Participaram da oficina 13 alunos. Todo o trabalho realizado foi importante para a nossa formação profissional. Consideramos o momento da realização das atividades o mais significativo da oficina, pois foi o momento de interação dos participantes conosco. Pudemos acompanhar o raciocínio deles e intervir provocando-os com questionamentos até que conseguissem chegar no resultado correto. Foi desafiador, prazeroso e enriquecedor.
Descargas
Citas
ARANHA, M. L. A. História da educação. 2. ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.
BONA, B. O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências. V. 4(1), p p. 35-55, 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID71/v4_n1_a2009.pdf >. Acesso: 05 de junho de 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília: A Secretaria, Brasília 1996.
COSTA, M. D. O desenho básico na área tecnológica. In: CONGRESSO NACIONAL DE
DESENHO, 2, Florianópolis, 1981. Anais... Florianópolis: UFSC, 1982. p.89-93.
D’AMBROSIO, B. Como ensinar matemática hoje. Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano II, Nº 2. Brasília, 1989. p.15-19
FERREIRA, R. Construção de polígonos regulares com régua (não graduada) e compasso: Um problema com séculos de história. Educação e Matemática, 2013, 121: 39-43.
GAMA, R. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel/EDUSP, 1986.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Editora Papirus, Campinas, SP, 2003.
MASSIRONI, M. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Trad. Cidália de Brito. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
NASCIMENTO, R A. O ensino do desenho na educação brasileira: apogeu e decadência de uma disciplina escolar. 1994. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília
PINHEIRO, G. P. O desenho para o arquiteto. Rio de Janeiro: Rodrigo & Cia, 1939. 55p.
ROSSINI, M. A. P. Um estudo sobre o uso de régua, compasso e um Software de geometria dinâmica no ensino da Geometria hiperbólica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
SILVA, M. C. L. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação, 2014, 18.42: 61-73.
SMITH, D; LATHAM, M. The Geometry of René Descartes. New York: Dover Publications, 1954.
URBANEJA, P. M. G. Los Orígenes de la Geometría Analítica. Fundación Canaria Orotava de Historia de la Ciência. La Orotava, 2003.
ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação de Mestrado. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.