A TEORIA DAS AÇÕES MENTAIS E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.45-62Palabras clave:
Educação Matemática Inclusiva, Comprometimento intelectual, Ações mentais por etapasResumen
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura que buscou identificar pesquisas que utilizaram a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, do médico e psicólogo soviético Piotr Yakovlevich Galperin, para promover a aprendizagem matemática na Educação Básica em escola regular, classificar quais dessas pesquisas direcionaram-se à aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual e discutir quais aspectos da teoria em questão contribuíram para a aprendizagem matemática desses estudantes. A teoria é fundamentada na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento da psicologia histórico-cultural e considera a motivação fundamental para a apropriação de conceitos. A formação das ações mentais inicia-se com a elaboração da base orientadora da nova ação, seguida da formação do seu aspecto material. O aspecto linguístico da ação indica uma das etapas da formação de conceitos, até chegar à ação como um ato mental. Para atender à finalidade desta revisão, elaborou-se um protocolo de busca em bases de dados utilizadas com mais frequência em pesquisas no campo educacional, com critérios de inclusão e exclusão definidos para abarcar os trabalhos que contemplassem os objetivos definidos. As produções selecionadas reconheceram contribuições da teoria de Galperin para a aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: a teoria ofereceu mais direção ao ensino, possibilitou o avanço dos estudantes em relação aos conceitos matemáticos na fase das ações materiais voltadas à fase da linguagem externa. Além disso, a motivação, considerada primordial pela teoria, gerou engajamento dos alunos durante a pesquisa. A revisão constatou um crescente número de pesquisas relacionando a teoria das ações mentais com aprendizagem matemática, mas as investigações ainda são reduzidas referentes aos estudantes com deficiência intelectual matriculados na educação básica em escola regular, o que pode indicar novas investigações no campo da Educação Matemática Inclusiva utilizando a teoria de Galperin.
Descargas
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1º maio 2022.
BRASIL. [Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 1º maio 2022.
BRASIL. [Lei nº. 13146/15]. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência - estatuto da pessoa com deficiência. Brasília: SEF, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 1º maio 2022.
CORRÊA, G. de A. Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com síndrome de Down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais. Educimat, 2017. 146 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/245. Acesso em: 9 jul. 2022.
CORRÊA, G. de A.; THIENGO, E. R. Jogos do Sistema de Numeração Decimal para Crianças com Síndrome de Down - jogo 1: ganha 100 primeiro. 1a edição. Vitória: Editora Ifes, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564160. Acesso em: 9 jul. 2022.
DINIZ, M. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas: avanços e desafios. Ed. Autêntica, 1ª ed., 2012.
GALPERIN, P. Y. A formação dos conceitos e das ações mentais. Tradução: Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas. Revista AMAzônica, Vol. 11, nº 2, 2013. pág. 440-450. Título original: La formación de los conecptos y las acciones mentales. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4730780. Acesso em: 9 jul. 2022.
MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. Ferramenta tecnológica para realização de revisão de literatura em pesquisas científicas: importação e tratamento de dados. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Vitória, v. 10, n. 1, 2021, pág. 8-28. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1206. Acesso em: 1º maio 2022.
MILLI, E. P.; THIENGO, E. R. Uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisas que mapearam trabalhos envolvendo aprendizagens de conceitos matemáticos de alunos com deficiência intelectual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SIPEM). VIII, 2021. Anais eletrônicos, 2021, p. 2799-2815. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/381605.pdf. Acesso em: 9 jul. 2022.
NÚÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev, Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
RESENDE, A. C. B. de. Aprendizagem em ciências e matemática de uma criança com trissomia 8: discussões a partir da teoria das ações mentais por etapas. Educimat, 2017. 133 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/122. Acesso em: 9 jul. 2022.
TALIZINA, N. F. Psicologia de la Enseñanza. Traducido del ruso por Ana Clavijo. Editorial Progreso, Moscú, 1988.
VIGINHESKI, L. V. M. O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento. 2017. 275 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2471. Acesso em: 14 jul. 2022.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 3ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Paranaense de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.