ESTADO DO CONHECIMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TEORIAS QUE EMBASAM AS DISCUSSÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.108-132

Palabras clave:

Álgebra, Anos iniciais, Estratégia de ensino, Teorias de ensino e aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta um estado do conhecimento feito sobre as pesquisas brasileiras que abordam a álgebra nos/dos anos iniciais. As publicações selecionadas para análise (dissertações e teses) estão compreendidas no espaço temporal de cinco anos, qual seja, entre 2016 e 2020. A construção deste estado do conhecimento teve como objetivo principal elaborar uma síntese que deixasse claro quais são as estratégias mais utilizadas para o ensino e aprendizagem de tópicos atinentes à álgebra e quais as principais teorias a que os pesquisadores fazem referência ao tratarem deste tema. Como resultado, são apresentados dois quadros em que as sínteses construídas são comunicadas, de modo que o leitor perceberá que distintas estratégias e teorias têm servido de suporte para os pesquisadores desenvolverem seus trabalhos, os quais abordam a álgebra tanto nos anos escolares quanto em cursos de formação de professores. Deste modo, pode-se ter uma visão geral dos movimentos de pesquisa feitos sobre essa temática, no Brasil, em anos recentes.

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Publicado

2023-08-17

Cómo citar

Lanes , P. ., Montoito, R., & Vieira da Cunha, A. (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TEORIAS QUE EMBASAM AS DISCUSSÕES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 12(28), 108–132. https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.108-132

Número

Sección

Artigos Científicos