UMA CONVERSA SOBRE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA COM CELI LOPES: COMO NÃO LEMBRAR DAQUELES COLEGAS RESPONSAVELMENTE SUBVERSIVOS E OUSADOS! COMO NÃO LEMBRAR…
Resumen
Objetiva-se, com esse artigo, entender como os conceitos de Insubordinação Criativa e Subversão Responsável foram elaborados a partir de práticas docentes e formação de professores. Especificamente, buscamos compreender de que maneira tais conceitos são utilizados na educação e como ações pedagógicas criativamente insubordinadas reverberam positivamente nos processos de ensino e de aprendizagem. Os dados apresentados foram decorrentes da realização de uma entrevista com a Professora Celi Lopes, momento em que buscamos refletir sobre algumas relações entre os conceitos discutidos e a formação de professores, além de produções científicas da referida Professora com Beatriz D’Ambrosio. Os resultados trazem indícios da necessidade de espaços para a escuta e o diálogo com professores e gestores, na intenção de práticas voltadas ao bem dos e das estudantes.
Descargas
Citas
BICUDO, M. A. V. O professor de Matemática nas escolas de 1º e 2º graus. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005, p. 45-58.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Nações Unidas, Convenção dos direitos da Criança, de 1989.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-636X&lng=en&nrm=iso Acesso em 13/09/2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. Insubordinar-se criativamente: inícios, continuidades e (re)inícios. In: D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
LOPES, Celi Espasandin; D´AMBROSIO, Beatriz Silvia; CORRÊA, Solange Aparecida. A Insubordinação Criativa em Educação Matemática promove a Ética e a Solidariedade. Zetetiké, Campinas, SP, v.24, n.3, set./dez. 2016, p.287-300. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/.../15045. Acesso em 30/11/2018.
LOPES, Celi Espasandin; D´AMBROSIO, Beatriz Silvia. Insubordinação criativa de educadoras matemáticas evidenciadas em suas narrativas. XIV CIAEM-IACME, México, 2015.Disponível: http://xiv.ciaem- redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/391/189. Acesso: 01/12/2018.
MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.
PITA, APG. Um caminho, um olhar, um novo fazer: narrativas de professores após formação continuada sobre educação estatística crítica. Tese de doutoramento. Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas Câmpus de Rio Claro, 2020.
REA, L.M.; PARKER, R.A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. São Paulo: Pioneira, 2000.
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Formação de professores da incerteza à compreensão. In: BICUDO, Maria Aparecida V. (Org.). Formação de professores? Da incerteza a compreensão. Bauru: EDUSC, 2003. (Coleção Educar).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.