APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumen
O presente artigo apresenta uma análise de parte dos dados obtidos por meio de um questionário aplicado a professores de Matemática da rede pública de ensino de escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul. Este instrumento de coleta de dados é oriundo de um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Osório, intitulado “Aprendizagem Significativa e Formação de Professores”, e tem por objetivos analisar as práticas docentes dos envolvidos, a partir da presença ou ausência de uma estruturação que desencadeie um máximo potencial de aprendizagem significativa e verificar se os seus diferentes níveis de formação acadêmica influenciam nessa estruturação em sala de aula. A estruturação das práticas docentes dos professores participantes foi avaliada a partir de questionamentos que envolviam a unidade temática Álgebra, mais especificamente o estudo de Funções para o ensino médio. A fim de atingir os objetivos propostos no presente trabalho, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica sobre as temáticas de Ensino de Matemática, Álgebra, Aprendizagem Significativa e Metodologia e Análise de Dados. Os resultados apresentaram uma forte banalização do termo “Aprendizagem Significativa” nos discursos dos professores envolvidos que, em sua totalidade, não satisfizeram aos parâmetros mínimos indicados por essa teoria.
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Citas
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