INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS POR DUAS ESTUDANTES CEGAS

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Resumen

Este estudo investigou a compreensão de duas estudantes cegas dos anos iniciais (3º e 5º ano) de escolarização que frequentavam salas de aula regular em escolas públicas da região metropolitana do Recife/Pernambuco, em atividades sobre interpretação de gráfico de barras e construção de pictogramas. As atividades foram propostas, a partir do uso de recursos táteis. Com cada aluna foi realizada uma entrevista que buscava investigar o que elas sabiam e o que poderiam aprender a partir da mediação da pesquisadora/professora. Nossos resultados revelam que propor atividades que partam de dados reais e questões de interpretação que envolvam habilidades distintas é importante para favorecer a reflexão dos conceitos estatísticos. Aliado a isto, a disponibilização de materiais didáticos viáveis para a realização das atividades de interpretação e de construção de gráficos e a mediação, utilizando a linguagem oral descritiva, foram fundamentais para a resolução das atividades e, em especial, para a aprendizagem das estudantes cegas. Assim, defendemos que estudantes cegas dos anos iniciais conseguem aprender sobre gráficos, se forem oferecidas atividades, materiais táteis e mediação, através da oralidade, adequados.

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Citas

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Publicado

2022-06-06

Cómo citar

Silva, D. B. da ., & Guimarães, G. L. . (2022). INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS POR DUAS ESTUDANTES CEGAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 191–213. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6716

Número

Sección

Artigos Científicos