SOMATÓRIOS: ONDE E COMO SÃO ABORDADOS?

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Resumen

O tema central deste trabalho é o uso da simbologia de somatórios no ensino, incluindo sua interpretação e propriedades. Aceitamos a premissa que, em geral, estudantes se sentem desconfortáveis em realizar manipulações algébricas ou resolver problemas onde a notação Sigma está presente. Com o objetivo de auxiliar docentes a mediar com propriedade o aprendizado referente ao tema e suas aplicações, apresentamos um levantamento de “quando” e “como” a notação de somatório é inserida no Ensino Médio e no Ensino Superior nos cursos de licenciatura em matemática. Como resultado de tal levantamento, percebemos que, normalmente, em nenhum momento a notação de somatório é objeto explícito de estudo, o que pode justificar a premissa aceita. Concluímos com as sugestões de que: (i) em algum momento de sua formação inicial ou continuada, professores e professoras de matemática realizem estudos detalhados de notação e propriedades dos somatórios visando melhorar sua própria compreensão sobre o tema; (ii) cada turma de estudantes do Ensino Médio tenha, em algum momento, pelo menos uma aula dedicada ao estudo e compreensão da notação Sigma para somatórios. Adicionalmente, apontamos referências nas quais a teoria de somatórios clássicos (com uma quantidade finita de termos) é apresentada de forma estruturada e concisa. Indicamos ainda uma proposta de módulo didático que pode ser aplicada no Ensino Médio.

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Publicado

2022-06-06

Cómo citar

Galvão, Ágda T. ., & Chagas, J. de Q. (2022). SOMATÓRIOS: ONDE E COMO SÃO ABORDADOS?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 395–420. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6715

Número

Sección

Artigos Científicos