CRIAÇÃO DE UMA NOVA DISCIPLINA COMO INTERVENÇÃO: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA AULA DE MATEMÁTICA

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Resumen

Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado finalizada, tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção realizada para facilitar a identificação de articulações entre disciplinas, em uma escola de tempo integral. Nele, discorremos sobre desafios enfrentados no desenvolvimento dessa investigação e sobre as alternativas metodológicas de que lançamos mão para enfrentá-los. O artigo utiliza referenciais da Teoria da Atividade e, mais especificamente, se aporta nas apropriações do grupo liderado pelo pesquisador Yrjö Engeström. Baseia-se em resultados de pesquisa realizada em uma turma de 7° ano do ensino fundamental, em Belo Horizonte, focalizando as disciplinas de Matemática e dos Grupos de Trabalho Diferenciado (GTD). Os procedimentos metodológicos empregados foram a observação em sala de aula, entrevistas (com estudantes, professores e monitora) e criação de uma nova disciplina como forma de intervenção. Os resultados indicam que a intervenção contribuiu para a caracterização de reverberações de um GTD nas aulas de multiplicação e divisão de frações, evidenciando assim a possibilidade de se criar articulações entre diferentes disciplinas, em escolas de tempo integral. Eles mostram também que os desdobramentos dessas reverberações nas ações de dois estudantes favoreceram o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática, colaborando para o início de processos expansivos de aprendizagem. Todavia sugerem que as reverberações, em situações específicas, podem se desdobrar em prejuízos para o andamento das aulas, levando os estudantes a perderem o foco da atividade nelas caracterizada.

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Publicado

2022-06-06

Cómo citar

Deodato, A. A. ., David, M. M. M. S. ., & Coelho, L. M. C. da C. . (2022). CRIAÇÃO DE UMA NOVA DISCIPLINA COMO INTERVENÇÃO: ALTERNATIVA METODOLÓGICA NA AULA DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 312–331. Recuperado a partir de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6708

Número

Sección

Artigos Científicos