ESCRITA REFLEXIVA E REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumen
Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de escritas reflexivas. Foram realizadas análises em escritas reflexivas produzidas no âmbito da formação docente em Matemática. Essas escritas contemplam um trabalho realizado, no primeiro bimestre letivo de 2019, com Operações Aritméticas em uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paranaense. Com esta investigação, foi possível identificar que, de um modo geral, as escritas reflexivas apresentam a constatação e/ou superação de alguma dificuldade, ou aprendizagens referentes a conteúdos matemáticos e prática docente, que está relacionado à regulação da aprendizagem.
Descargas
Citas
DIAS, P.; SANTOS, L.. Reflectir antes de agir. A avaliação reguladora em Matemática – B. In: MENEZES, L.; SANTOS, L.; GOMES, H.; RODRIGUES, C. (org.). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. 1. ed. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2008, p. 162-171.
FIORAVANTE, A. P. G.. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURG. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
GALIAZZI, M. C.; LINDEMANN, R. H.. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 135-150, 2003.
GOMES, A.. Auto-avaliação das aprendizagens dos alunos e investimento na apropriação de critérios de avaliação. In: MENEZES, L.; SANTOS, L.; GOMES, H.; RODRIGUES, C. (org.). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. 1. ed. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2008, p. 101-116.
MENINO, H.; SANTOS, L.. Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: o uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do Ensino Básico. In: Seminário de investigação em Educação Matemática, n. 15, 2004, Covilhã. Actas [...]. Covilhã: APM, 2004, p. 1-15.
MINÉ, V. A. A.. A escrita nas aulas de Matemática: contribuições na formação de professores. In: Conferência interamericana de Educação Matemática, n. XIII, 2011, Recife. Anais [...]. Recife: EDITORA, 2011. p. 1-9.
OLIVEIRA, G. S.; TEIXEIRA, B. R. Potencialidades para a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática em um roteiro de elaboração de Relatório de Estágio de Observação. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 235-258, 2021.
PASSOS, C. L. B.. A comunicação nas aulas de Matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Interacções. Lisboa, n. 8, p. 18-36, 2008.
PONTES, R. A. F.. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, n. V, 2011, São Cristovão. Anais [...]. São Cristovão: EDUCON, 2011. p. 1-15.
RODRIGUES, A. L.; TEIXEIRA, B. R. . Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, n.3, p. 1-26, 2021.
SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como? In: ABRANTES, P.; ARAÚJO, F. (Orgs.). Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas. Lisboa: Ministério da educação, Departamento do Ensino Básico, 2002.
SEMANA, S.; SANTOS, L.. Porque é importante explicar como pensei: os relatórios escritos na regulação das aprendizagens em Matemática. In: Actas do ProfMat 2008, Lisboa: APM, p.1-13, 2008.
SILVA, A. J. N.; PASSOS, C. L. B. Querido diário: o que dizem as narrativas sobre a formação e a futura prática do professor que ensinará matemática nos anos iniciais. Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, Campos do Jordão, v.1, n.1, p. 46-57, dez. 2016.
UNIVERSITY OF BIRMINGHAM (England). Library Services. A short guide to reflective writing. 2015. Disponível em: <https://intranet.birmingham.ac.uk/as/libraryservices/library/skills/asc/documents/public/Short-Guide-Reflective-Writing.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.