ESCRITA REFLEXIVA E REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Authors

Abstract

In this paper we present some results of a work aimed to identify and analyse evidence of regulation of the learning of preservice mathematics teachers, from reflective writings. Were analysed the reflective writings prospective teachers of mathematics students from a State University on the a work with arithmetic operations developed in a discipline within the scope of the mathematics education, during the first academic term of 2019. It was possible to identify that, in general, reflective writings present the finding and/or overcoming of some difficulty, or learning related to mathematical content and teaching practice, which is related to the regulation of learning.

Downloads

Download data is not yet available.

References

DIAS, P.; SANTOS, L.. Reflectir antes de agir. A avaliação reguladora em Matemática – B. In: MENEZES, L.; SANTOS, L.; GOMES, H.; RODRIGUES, C. (org.). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. 1. ed. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2008, p. 162-171.

FIORAVANTE, A. P. G.. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da FURG. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.

GALIAZZI, M. C.; LINDEMANN, R. H.. O diário de estágio: da reflexão pela escrita para a aprendizagem sobre ser professor. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 135-150, 2003.

GOMES, A.. Auto-avaliação das aprendizagens dos alunos e investimento na apropriação de critérios de avaliação. In: MENEZES, L.; SANTOS, L.; GOMES, H.; RODRIGUES, C. (org.). Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. 1. ed. Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2008, p. 101-116.

MENINO, H.; SANTOS, L.. Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: o uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do Ensino Básico. In: Seminário de investigação em Educação Matemática, n. 15, 2004, Covilhã. Actas [...]. Covilhã: APM, 2004, p. 1-15.

MINÉ, V. A. A.. A escrita nas aulas de Matemática: contribuições na formação de professores. In: Conferência interamericana de Educação Matemática, n. XIII, 2011, Recife. Anais [...]. Recife: EDITORA, 2011. p. 1-9.

OLIVEIRA, G. S.; TEIXEIRA, B. R. Potencialidades para a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática em um roteiro de elaboração de Relatório de Estágio de Observação. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 235-258, 2021.

PASSOS, C. L. B.. A comunicação nas aulas de Matemática revelada nas narrativas escritas em diários reflexivos de futuros professores. Interacções. Lisboa, n. 8, p. 18-36, 2008.

PONTES, R. A. F.. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, n. V, 2011, São Cristovão. Anais [...]. São Cristovão: EDUCON, 2011. p. 1-15.

RODRIGUES, A. L.; TEIXEIRA, B. R. . Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, n.3, p. 1-26, 2021.

SANTOS, L. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como? In: ABRANTES, P.; ARAÚJO, F. (Orgs.). Avaliação das Aprendizagens. Das concepções às práticas. Lisboa: Ministério da educação, Departamento do Ensino Básico, 2002.

SEMANA, S.; SANTOS, L.. Porque é importante explicar como pensei: os relatórios escritos na regulação das aprendizagens em Matemática. In: Actas do ProfMat 2008, Lisboa: APM, p.1-13, 2008.

SILVA, A. J. N.; PASSOS, C. L. B. Querido diário: o que dizem as narrativas sobre a formação e a futura prática do professor que ensinará matemática nos anos iniciais. Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, Campos do Jordão, v.1, n.1, p. 46-57, dez. 2016.

UNIVERSITY OF BIRMINGHAM (England). Library Services. A short guide to reflective writing. 2015. Disponível em: <https://intranet.birmingham.ac.uk/as/libraryservices/library/skills/asc/documents/public/Short-Guide-Reflective-Writing.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Published

2022-06-06

How to Cite

Gardin, F. S. ., & Santos, E. R. dos . (2022). ESCRITA REFLEXIVA E REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(24), 134–149. Retrieved from https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6706

Issue

Section

Artigos Científicos