INTERVENÇÕES DE PROFESSORES EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Thalis Peixoto
  • Érica Alice Copetti
  • Ágata Lamb
  • Débora da Silva Soares UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.372-394

Palabras clave:

Intervenção Pedagógica, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, Educação Matemática.

Resumen

O presente artigo é um relato de experiência e constitui-se como um exercício de reflexão acerca de como, e em que momentos, as intervenções de professores e professoras ocorrem em ambientes de Modelagem Matemática. Para isso, consideramos três pesquisas do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias (GEPEMMTec), que propõem ambientes de Modelagem Matemática no Ensino Básico. As pesquisas estão embasadas nas concepções de Modelagem de Barbosa (2001) e Malheiros (2008). Consideramos como dados recortes do caderno de campo dos professores e, seguindo uma abordagem qualitativa, procuramos identificar as intervenções realizadas pelos professores e em que momentos ocorreram. A análise dos dados apontou para a ocorrência de quatro tipos de intervenção. Três delas, conforme Veronez e Castro (2018), são: questionamento, esclarecimento e sugestão. O quarto tipo que observamos foi o que denominamos de "não intervenção". Observamos que as intervenções ocorreram: (i) quando foi preciso dar ouvidos a estudantes; (ii) para esclarecer algum procedimento; (iii) para esclarecer que tipo de informações eram válidas; (iv) quando foi preciso delimitar e/ou aprofundar alguma situação-problema; (v) quando os estudantes estavam em um "beco sem saída".

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Publicado

2021-12-14

Cómo citar

Peixoto, T., Copetti, Érica A., Lamb, Ágata, & da Silva Soares, D. (2021). INTERVENÇÕES DE PROFESSORES EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(23), 372–394. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.372-394