A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA OS TEOREMAS EM AÇÃO MOBILIZADOS EM SITUAÇÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.30-53Palabras clave:
Educação Matemática, Teoria dos Campos Conceituais, Gestos, DesenhosResumen
A Educação Infantil é uma etapa obrigatória da Educação Básica para crianças a partir dos 4 anos de idade. Frente a isso, documentos que norteiam o trabalho a ser realizado nessa etapa escolar, como a Base Nacional Comum Curricular e os currículos municipais, recomendam conteúdos a serem desenvolvidos de acordo com as faixas etárias. Em comum, esses documentos orientam, quanto à Matemática, que as crianças sejam capazes de estabelecer relações entre situações de seus cotidianos com outras áreas do conhecimento, além de instruírem que os professores valorizem os saberes trazidos pelas crianças, para assim ajudá-las na construção dos novos conceitos. Tais orientações vão ao encontro de propostas apontadas para o trabalho com Modelagem Matemática em sala de aula. Nesse contexto, esse estudo propôs-se a investigar o processo de construção, por crianças desse nível escolar, do conceito de classificação, presente no currículo, favorecido pela Modelagem Matemática. Para as análises, nos reportamos à Teoria dos Campos Conceituais, em que identificamos os teoremas em ação mobilizados pelas crianças, que indicam compreensões acerca do conceito de classificação por meio de seus gestos, falas e desenhos. Amparados por essa proposta de investigação, neste artigo apresentamos os resultados das análises empreendidas, a partir dos dados obtidos durante a realização de uma atividade sobre o tema alimentação saudável. As análises possibilitaram a identificação de teoremas em ação mobilizados pelas crianças, que foram oportunizadas pelo desenvolvimento das etapas que constituem uma atividade de Modelagem Matemática.