VIDA MARIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.222-241Resumen
Este texto explicita uma compreensão de cunho qualitativo sobre o ensino da Matemática que emergiu da discussão do curta-metragem Vida Maria. Para buscar tal compreensão, assumimos uma postura fenomenológica hermenêutica e deixamo-nos conduzir pela interrogação: o que se mostra do diálogo realizado ao relacionar o ensino da Matemática e o curta-metragem Vida Maria? Ao adentrar no dito pelos sujeitos significativos, na sua maioria professores, o movimento de análise permitiu-nos chegar a dois núcleos de ideias: perpetuação do ensino da Matemática e o movimento de realizar rupturas e mudanças no ensino da Matemática, que, ao serem interpretados, nos revelaram que poucas mudanças ocorreram com relação ao ensino da Matemática, visto que fica evidenciado um certo enraizamento de uma tradição na forma de ensinar esta ciência. Outros aspectos evidenciados referem-se à busca pela “forma de ensinar”, à valorização do processo de mudança e à importância de um coletivo para que as mudanças aconteçam.