MODELAGEM MATEMÁTICA E PROCESSOS CRIATIVOS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS RECENTES

Autores/as

  • Maria Luísa Santos Silva
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.363-384

Resumen

Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas acadêmicas relacionadas à Modelagem na Educação e aos Processos Criativos, cujo objetivo é analisar como estes referenciais teóricos se apresentam em pesquisas direcionadas ao ensino e aprendizagem de matemática e/ou em diferentes campos profissionais. Como abordagem metodológica, foi utilizado o Mapeamento na Pesquisa Educacional, com dados obtidos a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A análise foi realizada a partir de cinco categorias, definidas a priori: a) problemas investigados/interesses de pesquisa; b) referenciais teóricos das pesquisas; c) metodologias utilizadas nas pesquisas; d) principais resultados das pesquisas; e e) perspectivas de continuidade. Este estudo possibilitou identificar associações dos marcos teóricos, evidenciando e apresentando embasamento acerca das possibilidades de se realizar trabalhos com Modelagem na Educação, utilizando os Processos Criativos em diferentes campos profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Silva, M. L. S., & Madruga, Z. E. de F. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA E PROCESSOS CRIATIVOS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS RECENTES. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 363–384. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.363-384

Número

Sección

Artigos Científicos