ABORDAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL E QUADRÁTICA A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.470-492Resumen
Este artigo analisa as contribuições de uma atividade de investigação matemática, baseada em materiais manipuláveis e tecnologias digitais, para o desenvolvimento do conceito de função quadrática e exponencial. O estudo foi realizado no contexto de um conjunto de 16 horas-aula de Matemática no Programa de Residência Pedagógica (PRP), promovidas em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos, de uma escola pública federal do oeste catarinense. O material empírico constituiu-se de registros escritos produzidos pelos alunos e pesquisadores e de registros fotográficos realizados durante o desenvolvimento das atividades. A análise qualitativa apontou contribuições das atividades investigativas em duas perspectivas: a) desenvolvimento do pensamento matemático em relação às propriedades e representações das funções quadrática e exponencial; b) articulação de estratégias e recursos para a abordagem destes tópicos curriculares da matemática.