ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Adriele Cabral de Oliveira
  • Jéssica Alves Quintanilha
  • Leandro Sopeletto Carreiro
  • Cristiaine Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.522-544

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo geral foi investigar os desafios e as contribuições do uso das Tecnologias Digitais no processo de dedução da área de figuras planas de forma a incluir alunos surdos. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica e optou-se por utilizar os recursos lousa digital e tablet. Foi elaborada uma sequência didática, cuja experimentação foi realizada numa turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dentre os desafios enfrentados, destacase a questão técnica de instalação da lousa digital e o fato de algumas funções terem sido aprendidas por meio de testes realizados pelas próprias pesquisadoras. Todos os participantes disseram que não tiveram dificuldades com o uso das Tecnologias Digitais utilizadas na pesquisa e afirmaram que o software GeoGebra facilitou e a lousa digital contribuiu, respectivamente, para o processo de dedução da área de figuras planas. Quanto ao aluno surdo, este afirmou ter se sentido incluído pela proposta da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Cabral de Oliveira, A., Alves Quintanilha, J., Sopeletto Carreiro, L., & Silva Ribeiro, C. (2021). ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(21), 522–544. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.522-544

Número

Sección

Relatos de Experiência