ÁREA DE FIGURAS PLANAS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO ENSINO INCLUSIVO A ALUNOS SURDOS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.522-544Abstract
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo geral foi investigar os desafios e as contribuições do uso das Tecnologias Digitais no processo de dedução da área de figuras planas de forma a incluir alunos surdos. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica e optou-se por utilizar os recursos lousa digital e tablet. Foi elaborada uma sequência didática, cuja experimentação foi realizada numa turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dentre os desafios enfrentados, destacase a questão técnica de instalação da lousa digital e o fato de algumas funções terem sido aprendidas por meio de testes realizados pelas próprias pesquisadoras. Todos os participantes disseram que não tiveram dificuldades com o uso das Tecnologias Digitais utilizadas na pesquisa e afirmaram que o software GeoGebra facilitou e a lousa digital contribuiu, respectivamente, para o processo de dedução da área de figuras planas. Quanto ao aluno surdo, este afirmou ter se sentido incluído pela proposta da pesquisa.