CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.237-261Resumen
Este texto tem por objetivo apresentar a análise de como futuros professores de Matemática realizam tratamentos figurais suscitados durante a resolução de atividades envolvendo conceitos de
Geometria Espacial de Posição. Para tal, recorreu-se a teoria dos Registros de Representação Semiótica, em particular, a necessidade de mobilizar e coordenar registros figural e da língua natural
na atividade cognitiva exigida pela Geometria. Foram consideradas transformações cognitivas (tratamento e conversão) e apreensões de uma figura (sequencial, perceptiva, discursiva e operatória).
Optou-se por uma abordagem qualitativa, seguindo pressupostos da Análise de Conteúdo. Percebeu-se que as equipes mobilizaram as apreensões perceptiva, discursiva, sequencial, operatória mereológica e de posição. Sublinha-se que umas receberam maior destaque em relação a outras. Além de, frequentemente, não haver articulação entre elas. A apreensão perceptiva sobressaiu-se em relação as demais por ser mobilizada de forma imediata e automática e, por limitações na mobilização das apreensões operatória e discursiva. As modificações figurais (apreensão operatória) foram pouco evidenciadas nas resoluções das atividades. A desconstrução dimensional foi realizada durante todas as atividades propostas, visto a necessidade de reconhecer as unidades figurais para realizar as ações de argumentar, descrever ou até mesmo a de construir o objeto matemático solicitado. É possível
afirmar que o desenvolvimento das atividades contribuiu para uma mudança do modo de ver em Geometria.